O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou, hoje, as novas instalações da Unidade de Saúde de Lustosa, que funciona agora na antiga Escola Básica de Bouça Cova. A mudança aconteceu durante a pandemia, visto que o antigo edíficio não tinha condições.
A obra, orçada em cerca de 320 mil euros, foi comparticipada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte (280 mil euros) e pela Câmara de Lousada (38 mil euros).
Citado em nota de imprensa do município, o secretário de Estado salientou a importância de um “trabalho de proximidade à comunidade”. “Ninguém pode esquecer que os cuidados primários de saúde são fundamentais e quanto mais próximos mais e melhores são as oportunidades de sucesso”, referiu Lacerda Sales. Ainda segundo o governante, esta visita é um “reconhecimento público ao contributo da autarquia, bem como da sociedade civil e das forças vivas da região que esta infra-estrutura esteja a funcionar”.
O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes, lembrou que “o primeiro desafio foi encontrar as instalações e depois assegurar o número de recursos humanos necessários para o funcionamento em pleno das várias valências”. “Neste momento o quadro de recursos humanos está praticamente preenchido, facto que nos deixa mais tranquilos”, disse, segundo nota de imprensa. O responsável pelo ACES adiantou ainda que está para breve a criação da Unidade de Saúde Familiar Santiago.
Já o presidente da Câmara de Lousada considerou a obra “um óptimo exemplo de parceria entre o Estado e as autarquias locais”. Pedro Machado não deixou de apontar a demora do processo, iniciado em Abril de 2011, mas depois suspenso e só retomado neste Governo.
“Este é um exemplo de que com um investimento muito controlado se consegue uma obra digna e que corresponde aos anseios da população. Espera-se que, em breve, esta unidade passe a funcionar como uma Unidade de Saúde Familiar”, apelou o edil.
O autarca não deixou de salientar que no futuro quer ver criado em Lousada “um novo Centro de Saúde na zona oeste do concelho, situação que nos últimos tempos tem vindo a ser debatida com a ARS Norte e Secretaria de Estado”. “Para além disso, pretende-se a criação ou requalificação de um outro centro de saúde para uma unidade de última geração, que reunisse a possibilidade de efectuar meios complementares de diagnóstico, nomeadamente consultas de Medicina Dentária, Nutrição, Psicologia, Saúde Materno-Infantil e Análises e outros exames de diagnóstico, como Raio X, TACs, entre outros, e funcionasse como projecto-piloto para uma população tão jovem. Este projecto terá sempre o apoio e colaboração do Município”, sustentou Pedro Machado.
A nova Unidade de Saúde de Lustosa tem dois pisos e é servida por elevador, de modo a facilitar o acesso de todos os utentes aos serviços. No 1.º piso, para além da recepção e da sala espera, a unidade contempla três gabinetes médicos, um gabinete de enfermagem e duas salas de tratamento, estando também aí localizadas a parte técnica e as instalações sanitárias para os utentes. No 2.º piso há um gabinete médico e outro de enfermagem. “A Unidade de Saúde de Lustosa contempla as áreas de saúde materna e saúde infantil, divididas em duas alas da unidade com um gabinete médico e um gabinete de enfermagem, em cada uma delas”, explica ainda a autarquia.