A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, presidiu à cerimónia de lançamento do Ano Municipal da Igualdade, em Paços de Ferreira.
A governante enalteceu esta opção do executivo municipal e “sublinhou a importância de as autarquias e os cidadãos se envolverem, permanentemente, na luta contra a discriminação, seja de raça, credo, género ou outras”, lê-se em nota de imprensa.
Já o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, sustentou que Paços de Ferreira é, actualmente, um concelho “que trata o operário e o empresário, o pobre e o rico, os homens e as mulheres, as crianças, jovens, adultos e idosos, como cidadãos com direitos e deveres iguais”.
Micaela Jorge, de 25 anos, mestre em Psicologia da Justiça, foi escolhida para Comissária do Ano Municipal da Igualdade. A escolha “justifica-se pelas orientações estratégicas que nortearão a agenda do Ano Municipal da Igualdade: uma agenda que se revelará imbuída de um forte positivismo pela condição e respeito pelos nossos concidadãos, pelas suas diferenças e semelhanças”.
Durante a cerimónia houve ainda um Concerto de Ano Novo e decorreu a leitura e assinatura do Compromisso do Município de Paços de Ferreira com a Igualdade, tendo por base a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade, como instrumento de promoção do exercício dos direitos de cidadania, aos mais diversos níveis de actuação em termos de administração política e territorial, diz a Câmara Municipal.