Rui Querido (Euro4x4parts/Veicomer), campeão em título, acompanhado por Ivo Mendes foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional 4×4 de Trial, cujo arranque decorreu em Valongo, numa pista renovada em relação ao ano anterior. Durante as três horas de resistência, o piloto completou 12 voltas à pista, começando assim a nova época da classe Proto e aumentando ainda mais o favoritismo na corrida.
A estreia do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 contou com 26 equipas em pista, divididas por cinco categorias.
O campeão da Super Proto, Cláudio Ferreira (Auto Higino), também iniciou da melhor forma a prova em Valongo. Ficou em segundo da geral e venceu a luta com Pedro Costa (PBCa seguros) na vitória pela Super Proto.
Na classe Extreme a luta foi muito renhida entre António Silva (Canelas Pneus) e António Calçada (Nordhigiene Team) protagonizaram uma excelente corrida com António Silva a levar a melhor sobre o seu adversário.
A grelha de partida da promoção, André Henriques (Tufão Team), um dos pilotos mais experientes da classe de 2017 e Rodrigo Sousa venceram tendo completado as mesmas quatro voltas de Carlos Teixeira (RC automoveis & tasco do stand), mas gastou menos 26 minutos e 16 segundos.
Na classe UTV/Buggy Marco Melo foi para o piloto flaviense. Em 2018 começa o CPT4x4 com uma vitória expressiva, com quatro voltas de vantagem.
A segunda prova do Campeonato Nacional de trial 4×4 realiza-se numa terra mítica do todo-o-terreno, Reguengos de Monsaraz.