O Rotary Club de Penafiel realiza, sábado, pelas 10h00 horas, uma caminhada contra a poliomielite, uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode acontecer em adultos.
A iniciativa conta com a colaboração das associações para o Desenvolvimento de Penafiel, de Diabéticos do Vale do Sousa e Amigos do Cavalum, assim como do Instituto de Línguas e clubes Rotaract e Interact.
A concentração será pelas 10h00, no Largo da Ajuda. Com um percurso marcado para a cidade, foi desenhado para principiantes, de forma a “pensar no companheirismo, na solidariedade e também, na saúde de todos”, refere a organização.
A inciativa tem a duração prevista de uma hora e as inscrições realizam-se junto à sede do clube, tendo um custo de 2,5 euros para adultos e um euro para crianças e jovens até aos 18 anos.
A verba reverte, na totalidade, para o combate à poliomielite.
Refira-se que, e segundo o Serviço Nacional de Saúde, neste momento, não existem casos de poliomielite em Portugal, sendo que o último caso foi registado em 1986.
Desde 2002 que a região europeia está considerada como livre de poliomielite. A introdução das vacinas e a melhoria das condições de saneamento vieram contribuir para esta redução.