A concorrente Rosário Queirós venceu o III Concurso da Melhor Sopa Seca do Concelho de Valongo, iniciativa organizada pela Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo e da autarquia valonguense.
O segundo e terceiro prémios foram entregues a Amélia Vieira e Maria Madalena Rocha Almeida, respectivamente.
Falando do Concurso Melhor Sopa Seca do Concelho de Valongo, Hélio Rebelo, tesoureiro da confraria, e Amassador de Padeiro, realçou que a edição deste ano contou com um total de 35 participantes, alguns ligados à confraria e outros à gastronomia.
“O evento foi um sucesso, o auditório contou com 300 pessoas, elementos de várias confrarias e uma vez mais veio comprovar que esta é uma iguaria que continua a ser apreciada por muitos, tendo no concelho confrades e gastrónomos que são exímios na sua confecção e que têm zelado pela sua preservação”, disse.
Antes do III Concurso da Melhor Sopa Seca do Concelho de Valongo decorreu a tomada de posse da direcção da Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo para o triénio 2019 – 2022, iniciativa que contou com Olga Cavaleiro, presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, bem como a representação da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, da Real Confraria das Cebolas do Castêlo da Maia, da Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa e da Confraria da Sopa Seca de Duas Igrejas.
O evento contou, também, com representantes da Câmara Municipal de Valongo, da Junta de Freguesia de Valongo, da Junta de Freguesia de Ermesinde e os Bombeiros de Valongo.
O evento contou com a actuação do grupo Coral da Universidade Sénior Rotary de Valongo.