Já estão disponíveis os horários para Paredes e Valongo da rede de autocarros UNIR, um serviço que já entrou em vigor.
A UNIR divulgou esta manhã o último lote de horários que faltava e que inclui os municípios de Valongo, Paredes, Gondomar e Santo Tirso.
Os horários das respetivas linhas estão disponíveis para consulta no site da UNIR.
A divulgação dos horários da nova rede de autocarros, a operar na Área Metropolitana do Porto a partir de 1 de dezembro, causou muitos problemas e expetativas, sendo que o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, havia garantido que os horários da nova rede UNIR seriam conhecidos durante o dia 24 de novembro, um cenário que acabou por não se verificar.
São cerca de 40 autocarros que entraram ao serviço esta sexta-feira, sob nova marca de transportes metropolitanos do Porto UNIR, mas os veículos são em segunda mão.
Os veículos usados que chegaram ao Porto vindos da capital têm cerca de um ano e meio e foram já alvo de uma operação de rebranding para adotarem as cores e os símbolos da recém-criada marca UNIR, que uniformiza, assim, a operação dos transportes metropolitanos do Porto.
A transferência dos autocarros em uso pela Carris Metropolitana para o Norte deveu-se ao facto de a operadora espanhola ter adquirido novos veículos, elétricos, para Lisboa, com recurso a fundos comunitários, como o POSEUR e o PRR.
No Porto, não foi possível recorrer a esses apoios, porque o processo de arranque do projeto UNIR decorreu numa fase posterior, já fora do tempo, para garantir esses mecanismos. Os veículos excedentários de Lisboa encontraram agora no Porto uma nova utilização.
No Portal Automóvel do Ministério da Justiça pode ler-se que, a entidade detentora dos autocarros em causa nunca chegou a ser alterada e que os veículos foram adquiridos em maio do ano passado, apenas dois meses antes do início de operações da Carris Metropolitana, na Área Metropolitana de Lisboa.
No concurso internacional para a aquisição do serviço de transportes rodoviários metropolitanos do Porto, o grupo Alsa, de que faz parte a Nex Continental, ficou com o lote 2, que abrange os municípios de Gondomar, Valongo, Santo Tirso e Paredes, num total de 102 linhas.
Ao todo, “vão estar a operar cerca de 350 motoristas”, sendo que 230 “vêm de empresas que operam na zona”, como sejam a Gondomarense, Valpi, Resende, entre outras.
Os restantes 120, foram contratados pelo grupo espanhol e é neste conjunto que vão operar os antigos autocarros da Carris Metropolitana.