Já são conhecidos os vencedores dos “óscares” da gastronomia. Na primeira vez que a gala ibérica do Guia Michelin se realizou em solo português houve três novos restaurantes a receber uma Estrela Michelin e um a ganhar uma segunda estrela.
O Vista Restaurante, em Portimão, cuja cozinha é liderada por João Oliveira, chef natural de Campo, Valongo, manteve a estrela conquistada em 2017.
O jovem de 31 anos foi também distinguido recentemente como um dos “Homens do Ano” da revista “CQ Portugal” na categoria Gourmet.
João Oliveira já passou por restaurantes premiados e com estrelas Michelin como o Largo do Paço, o Yeatman e o Restaurante Vila Joya.
Sonhou ser veterinário mas apaixonou-se pela cozinha
O natural de Campo nunca perdeu a ligação ao concelho onde nasceu e foi, recentemente, entronizado confrade honorário da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo.
Nessa altura, João Oliveira contou ao Verdadeiro Olhar que ainda sonhou ser veterinário, mas que acabaria por encontrar o gosto pela cozinha aos 12 anos, quando os avós ficaram doentes e teve que cozinhar algumas refeições.
Acabou por formar-se na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto, como Técnico de Cozinha e começou a trabalhar na área aos 17 anos. Passou por vários restaurantes conceituados e com estrela Michelin até que, em 2015, foi trabalhar no Vista Restaurante, no Algarve. “Deram-me carta-branca para fazer coisas novas e as coisas aconteceram. Desde que iniciei a profissão trabalhei sempre em cozinhas ‘com estrela’. Quando se fica com o nosso projecto não é uma obrigação ter estrela mas já está quase incutido naquilo que se quer”, afirmou o jovem quando foi entronizado Confrade.
No ano passado, o restaurante conquistou a primeira estrela e está permanentemente lotado.