Verdadeiro Olhar

Reservatório de água que vai abastecer Sanfins e Eiriz começa a funcionar em breve

O Reservatório de Água (R21), localizado na freguesia de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, está em fase final de construção e entrará em funcionamento “em breve”, anunciou, hoje, a Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, “trata-se de um equipamento fundamental para permitir o acesso à rede pública de água a mais de metade da população desta freguesia de Sanfins e de parte da freguesia de Eiriz”, sendo este o “culminar de um processo longo e muito difícil” que começou em 2004, aquando da assinatura do contrato de concessão da rede da água e saneamento.

“Ficaram de fora as freguesias de Sanfins e Eiriz, fundamentando a sua impossibilidade no facto de nestas freguesias ser impossível a realização da obra, devido à existência de muita pedra no subsolo. O tempo encarregou-se de desmentir de forma categórica este argumento”, lê-se em comunicado emitido pelo município.

“Em 2016, o actual executivo municipal, liderado por Humberto Brito, deu instruções à concessionária da rede de água e saneamento no sentido de avançar com a respectiva obra, nas freguesias de Sanfins e Eiriz, facto que foi parcialmente concretizado pela empresa”, recorda a mesma fonte, lembrando ainda que, no ano passado, a Câmara deliberou dar início ao procedimento de rescisão do contrato com justa causa. Entre as fundamentações estão, refere a autarquia, “a não conclusão da rede nestas duas freguesias” e o facto de “não obstante de se encontrar em curso a requalificação, por parte da Câmara, de um conjunto de estradas, a concessionária avançou com a conclusão do plano de investimentos”.

Isso criou “constrangimentos” e “atrasos na conclusão da rede viária”, mas permitiu dotar as populações de água e saneamento.

“A última camada de betuminoso em toda a estrada de acesso à Citânia de Sanfins, concluída que está a toda a intervenção na extensão da rede de água e saneamento, será colocada nos próximos dias”, sendo que, a par disso, “será também requalificado todo o percurso interior da estação arqueológica entre o pórtico de entrada e o parque de estacionamento”. Já na freguesia de Eiriz, “na sequência da conclusão de um conjunto de obras de extensão da rede de água e saneamento, será terminada a requalificação de diversas vias quer ao nível da bermas quer com a colocação de novos tapetes betuminosos”, revela a Câmara.