As portagens vão ficar mais caras a partir do dia 1 de Janeiro. A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) já anunciou que vai haver actualização de tarifas para 2022.
Assim, a partir de 1 de Janeiro, 28 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 (30% do total) serão actualizadas. A actualização média é de 1,57%, diz a empresa em comunicado, que salienta que os preços se mantinham inalterados desde 2019.
Os principais aumentos acontecem na A2, entre Lisboa e Algarve, com mais 35 cêntimos, na A1, entre Lisboa e Porto, e na A6, entre Marateca e Caia, com mais 20 cêntimos cada.
A A4, entre Porto e Amarante, terá uma actualização de cinco cêntimos.
A Brisa garante que na “maioria dos percursos com mais elevada frequência de automobilistas ou com maior extensão, o impacto será diminuto”.
Segundo a empresa, em 2022, serão investidos 65 milhões de euros na rede de auto-estradas, o valor “mais elevado dos últimos anos”, em “obras de alargamento, beneficiações de pavimento, construção de novas lojas Colibri, modernização de equipamentos e grandes manutenções”.
Entre as principais obras que afectam esta região estão a conclusão da modernização das Galerias Central e Sul dos Túneis de Águas Santas, no sublanço Águas Santas-Ermesinde (A4 e A3); a reformulação do nó de Ermesinde, na A4; e estabilização de taludes na A4, entre outros.