Já arrancou uma campanha solidária de angariação de fundos nas farmácias que ajuda a população carenciada a aceder aos medicamentos: a “Dê Troco a Quem Precisa”.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Dignitude que se prolonga até ao dia 31 de Dezembro, havendo várias farmácias aderentes na região.
O convite, explica nota de imprensa, é para que os portugueses doem “o troco das compras realizadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem:“, sendo que “o montante angariado pela acção será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos às pessoas carenciadas abrangidas pelo Programa”, para que ninguém tenha de escolher entre “alimentos e medicamentos”.
Actualmente, a Rede abem: conta com 15 entidades referenciadoras no distrito do Porto, entre elas as Câmaras de Lousada e Paredes.
“No distrito, existe ainda uma rede de 131 farmácias abem: onde os 2.513 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de Maio de 2016, já foram dispensadas 163.621 embalagens de medicamentos no distrito do Porto no âmbito do Programa”, refere a Associação Dignitude.
Na região, é possível aderir a esta campanha na Farmácia da Vila, em Lousada; na Farmácia Meixomil e na Farmácia Moderna, em Paços de Ferreira; na Farmácia Bem-Me-Quer, Farmácia Confiança e Farmácia Cristelo, em Paredes; na Farmácia Confiança, Farmácia Guilhufe e Farmácia Sousa Rocha, em Penafiel; e na Farmácia Sá da Bandeira e na Farmácia Sobrado, em Valongo.
A Associação Dignitude, criada em 2015, “é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses”. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido por esta instituição.