Lousada vai concentrar num livro as receitas que serão confeccionadas para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo.
A obra “Receitas da minha Escola” vai ser apresentada pela autarquia durante a Semana da Alimentação. Pela primeira vez, será disponibilizada uma refeição vegetariana para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, refere nota de imprensa do município.
“O livro de receitas foi elaborado com a colaboração das cozinheiras das escolas em colaboração com a nutricionista do Centro de Saúde de Lousada. Vai estar disponível nas cozinhas de todos os estabelecimentos de ensino, de modo a haver uniformização no modo de confeccionar as refeições, nomeadamente o modo de preparação, quantidades e valor nutricional de cada ementa e vai estar acessível no Portal da Educação que vai estar online brevemente”, explica a Câmara de Lousada.
“Estas acções têm a finalidade de proporcionar aos mais pequenos refeições equilibradas com os nutrientes necessários, em que legumes, vegetais, fruta, carne e peixe, estão presentes”, alega a mesma fonte.
Recorde-se que o município tem a seu cargo a gestão dos refeitórios escolares dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo, havendo já uma preocupação com a alimentação saudável dos alunos.
Cada refeição que o aluno faça na escola tem um valor de 1,46 euros, beneficiando de isenção ou redução do pagamento os alunos com escalão de abono 1 ou 2, respectivamente.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo usufruem ainda gratuitamente de um lanche diário, distribuído de manhã ou de tarde mediante indicação da escola, composto pelo leite escolar e por um pão com manteiga, queijo, fiambre ou compota. As crianças que fiquem no prolongamento de horário do pré-escolar recebem, a partir deste ano lectivo, um segundo lanche gratuito.
Duas vezes por semana é ainda distribuída, gratuitamente, uma peça de fruta da época aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.