O momento de convívio e recriação pretende reviver o tempo em que os membros da comunidade se juntavam em torno da desfolhada do milho. “A reconstituição deste momento, que faz parte da memória colectiva, conta com a participação dos elementos do Rancho Folclórico de Boelhe, vestidos a rigor com trajos típicos da época, que se juntam à população para a desfolha do milho e para um convívio composto por vários petiscos e cantorias de modas tradicionais”, refere a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, Artur Teixeira, esta actividade tem como objectivo recuperar os usos e costumes de uma tradição ancestral e terá lugar no Parque Urbano Padre Serra (Largo da Arca), na freguesia de Boelhe, estando inserida no projecto cultural Serões da Aldeia.
Ao Verdadeiro Olhar, Artur Teixeira referiu estar expectante quanto à adesão dos habitantes da freguesia apesar de estar a decorrer a Agrival 2017, certame de cariz agro-industrial, que suscita, sempre, a atenção dos penafidelenses.
“Acredito que pela sua importância e simbologia, esta actividade comunitária reunirá a população na recuperação de uma tradição e toda a população está convidada a assistir e a participar”, disse.