Foi inaugurado, esta terça-feira, o Centro de Compostagem para Tratamento de Resíduos Verdes na freguesia de Raimonda, iniciativa que enquadrada no Dia Mundial do Ambiente.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Raimonda, Jocelino Moreira, o Centro de Compostagem de Raimonda, situado na Avenida do Carvalhido (Antigo terreno do Tanque das 100 Pipas) é único no Vale do Sousa, constituiu uma aposta ganha e um factor de orgulho para os habitantes da freguesia.
Ao Verdadeiro Olhar, o autarca explicou que o Centro de Compostagem – Tratamento de resíduos verdes insere-se na campanha de sensibilização ambiental implementada pelo actual executivo da Junta de Freguesia, sendo mais um medida com o objectivo de contribuir para um ambiente mais sustentável e fazer de Raimonda a “freguesia a mais limpa do concelho”.
“Teve início com a colocação de ecopontos em diversos locais da freguesia, com a distribuição de mini-ecopontos por todas as habitações raimondenses e de compostores domésticos. Este centro vem reforçar o nosso foco ambiental, queremos não só produzir estrume biológico como queremos retirar os resíduos verdes dos contentores e evitar as queimadas”, disse.
Jocelino Moreira realçou, também, que a inauguração deste equipamento, um serviço gratuito à população, implicou por parte da Junta de Freguesia um investimento na ordem dos 10 mil euros.
“Queremos que as pessoas sintam orgulho na nossa freguesia por esta ser a mais limpa do concelho. Pelo conhecimento que temos, a nossa freguesia é a única que tem um centro deste género o que é para nós motivo de orgulho. Até ao momento investimos cerca de 10 mil euros, investimento mais que justificado pela melhoria do aspecto ambiental, pela redução de resíduo depositado em aterro e pela possibilidade de reutilizar o composto assim como permite ter a freguesia com um aspecto limpo”, expressou.
Na inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara de Paços de Ferreira e o vice-presidente do município, Humberto Brito e Paulo Sérgio Barbosa, respectivamente.