Verdadeiro Olhar

A Quercus com o Rock in Rio por um ambiente melhor!

QuercusA região da Amazónia, que abriga a mais importante reserva de biodiversidade do mundo, tendo um papel fundamental na redução do impacto do aquecimento global, tem vindo a sofrer uma desflorestação gradual.

Face a este flagrante problema, a equipa do Rock in Rio, considerado o maior festival do Mundo e já realizado no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Espanha, decidiu lançar um projeto social denominado “Amazónia Live”. Este projeto consiste na angariação de fundos para plantação de mais de 3 milhões de árvores na Amazónia e visa restauraráreas desflorestadas nas cabeceiras e nas nascentes do Rio Xingu.

Esta grande campanha de mobilização, onde estão envolvidas personalidades e entidades de todo o Mundo, incentiva a população mundial a abraçar a causa sob o mote “Mais do que Árvores, Vamos Plantar Esperança”. É essencial chamar a atenção das pessoas para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta, convidando-as a serem agentes ativos no combate às alterações climáticas através da sua própria mudança de comportamento

A ação será promovida em todos os países que acolhem o festival e prevalecerá ao longo das edições até 2019. Em Portugal, o Amazónia Live conta com o apoio técnico e mobilizador da Quercus.

Pela influência que a região da Amazónia tem no equilíbrio climático do planeta, e sendo uma campanha que visa mobilizar a população para um problema global, a organização ambiental Quercus abraçou este projeto e será, a nível nacional, um dos elementos mobilizadores, sendo que tem a responsabilidade da validação técnica do processo.

A campanha de doações inicia hoje, 6 de abril, e estará disponível na plataforma em www.esolidar.com/rockinrioamazonialive, onde está presente a opção de doação de árvores, permitindo assim que a população se envolva nesta causa, ajudando a aumentar a área reflorestada.

Durante os três primeiros anos após a plantação serão publicadas notícias e relatórios técnicos sobre a situação das árvores e da floresta recuperada, garantindo transparência e monotorização para quem acreditou nesta causa.

A Quercus espera que a população mundial se una em torno desta causa, uma vez que, ainda impercetível, a desflorestação da Amazónia tem impacto não só no ambiente, mas também na vida de todos.