A esquadra da Polícia de Segurança Pública em Valongo vai ter nova casa para substituir o espaço “sem dignidade” onde trabalham 33 efectivos.
Foi hoje publicada, em Diário da República, a portaria que permite à Câmara Municipal de Valongo avançar com a obra, adiantou José Manuel Ribeiro.
Segundo o presidente da autarquia, a nova esquadra vai ser instalada no Mercado Municipal de Valongo. O investimento previsto, dividido pelos anos de 2019 e 2020 é de cerca de 800 mil euros (764.150,94 euros mais IVA).
“Será a câmara a fazer a intervenção para resolver um problema que se arrasta há anos. A esquadra de Valongo não tem dignidade e não é adequada às forças da autoridade”, defendeu José Manuel Ribeiro, referindo que o contrato de cooperação inter-administrativo com a Secretaria-Geral da Administração Interna e a PSP será assinado até ao final do mês de Dezembro.
A nova esquadra ficará “numa zona mais central e que permite uma enorme mobilidade do ponto de vista da circulação”, servindo melhor a população, argumentou o edil valonguense.
A actual esquadra de Valongo, situada no rés-do-chão de um edifício na Rua Joaquim Marques dos Santos, desde 1991, é um espaço obsoleto e com infiltrações frequentes, sendo frequentemente alvo de críticas. A construção de uma nova esquadra no concelho era uma ambição antiga.