O PSD Valongo emitiu um comunicado acusando o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, de usar o centro de vacinação criado no concelho para “propaganda política”.
Segundo o partido, o ecrã lá colocado, é usado para colocar “diversas mensagens e apresentar iniciativas do município enquanto as pessoas aguardam, ou pela vacina ou pelo término do período de 30 minutos de vigilância”.
“Esse aproveitamento é inadmissível e insensato revela bem a falta de cultura democrática, ética e responsabilidade do presidente socialista, com a qual não podemos pactuar, pelo que agiremos nas instâncias próprias”, avisa a comissão política do PSD Valongo.
Por outro lado, o partido afirma que, na passada sexta-feira à noite, em Alfena “foram largados milhares de panfletos nas ruas, cobardemente não identificados, atacando Sérgio Pinto, candidato independente que o PSD designou para concorrer à respectiva Assembleia de Freguesia”.
“Para além da autêntica lixeira que provocaram nas ruas, fazendo lembrar tempos idos em que as preocupações ambientais não eram prioridade, estes nossos adversários procuram denegrir o nosso candidato, apelidando-o de traidor aos Unidos por Alfena e que terá sido essa a razão de o actual presidente, Arnaldo Soares ter anunciado o fim daquele movimento. Completamente falso e facilmente comprovável! Só após o anúncio do presidente da Junta o nome de Sérgio Pinto foi aprovado como candidato pelo PSD”, aponta o PSD Valongo, caracterizando estes comportamentos “como execráveis” e “chico-espertice”.
Contactado, o PS Valongo, também em comunicado, repudia estas “acusações infundadas”.
“O Partido Socialista Valongo lamenta que o PSD Valongo faça acusações completamente infundadas, e repudia todo o tipo de acções que coloquem em causa o bom nome de pessoas e organizações democráticas”, lê-se na resposta enviada. “O Partido Socialista Valongo, enquanto organização de defesa da democracia, dos direitos, das liberdades e garantias de todos os cidadãos, está exclusivamente focado no combate à pandemia de Covid-19, bem como ao perigoso ‘vírus’ da desinformação e das campanhas de ódio e de divisão das pessoas, cada vez mais recorrentes na vida politica portuguesa”, escreve ainda a comissão política do PS Valongo, desafiando o PSD a “juntar-se a esta luta contra a mentira das ‘fake news’ e dos perfis falsos, pela valorização do Estado de direito democrático e pela qualificação da vida politica no concelho, para que a participação cívico politica da comunidade aumente cada vez mais”.