O PSD Paços de Ferreira defende que o transporte escolar “além de gratuito, deve chegar a mais crianças e a todas as freguesias”.
“Neste momento, somente algumas freguesias têm protocolado com o município o transporte escolar. Na Assembleia Municipal de dia 29 de Setembro, foram aprovados seis protocolos de colaboração entre o município e as juntas de freguesia”, salienta a comissão política em comunicado.
“Foi sendo dito pela maioria socialista na Câmara Municipal que o transporte escolar seria gratuito para todos os alunos do nosso concelho, contudo, as decisões políticas não conferem com o que é anunciado”, alegam.
Por isso, o partido propõe que seja protocolado com todas as Juntas de Freguesia o transporte escolar do ensino básico, garantindo a igualdade do serviço para todas as crianças do concelho e que o município alargue a competência que lhe confere o Decreto-Lei nº 84/2019 de 28 de Junho, para todos os alunos que residam a 1,5 quilómetros ou mais do estabelecimento de ensino. “Não podemos aceitar que, por exemplo, uma criança de seis anos só tenha transporte a partir dos três quilómetros e quando, por exemplo, uma de 12 anos, tem transporte garantido a partir dos dois quilómetros”, argumenta o PSD.