O PSD de Paços de Ferreira está contra a construção do novo posto da GNR de Freamunde na localização prevista e defende antes que seja instalado nas zonas envolventes à Escola Secundária ou à EB 2/3 de Freamunde.
Em comunicado, o partido da oposição sustenta que “o executivo PS está em vias de prejudicar o Parque de Lazer de Freamunde com a instalação do novo posto da GNR nos seus terrenos” e que esta localização vai comprometer que, “no futuro, o parque possa ter as desejadas zonas desportivas ao ar livre e piscinas exteriores”.
A comissão política do PSD de Paços de Ferreira, liderada por Alexandre Costa, actual vereador, garante que “sempre defendeu e defende a construção de um novo posto da GNR em Freamunde” e que nas últimas eleições apresentou “um local alternativo”.
No mesmo documento, enviado à comunicação social, os social-democratas dizem-se “surpreendidos” com a intenção do executivo socialista de instalar o posto nos terrenos que servem o Parque de Lazer de Freamunde, sendo que isto “irá desvirtuar por completo o ordenamento daquele local”.
“Estranhamos também que na última Assembleia da Freguesia de Freamunde, o presidente de Junta de Freamunde tivesse afirmado que andava à procura de outros terrenos em Freamunde. Talvez por isso, as notícias publicadas na imprensa afirmavam que o posto da GNR já não ia ser construído, vieram precipitar a instalação do posto num local em que o próprio PS sabe que não é o adequado”, lê-se em comunicado, que alega ainda que o espaço actual foi adquirido para a construção das piscinas municipais, um projecto que tinha como objetivo a construção de piscinas exteriores e zona desportiva.
Também em comunicado, o executivo socialista na Câmara Municipal de Paços de Ferreira veio criticar esta postura, acusando Alexandre Costa, ex-presidente de Junta de Freguesia de Paços de Ferreira e actual líder da concelhia do PSD, de ser “contra a construção do novo posto da GNR em Freamunde”.
Socialistas criticam “desconsideração” e “hostilidade” do PSD para com Freamunde
Segundo o executivo liderado por Humberto Brito, o projecto do novo posto da GNR em Freamunde e a sua localização “sempre foram do conhecimento público, e constava do programa eleitoral do PS que foi amplamente sufragado pela população”. A mesma fonte recorda que este projecto “já mereceu a aprovação do Ministério da Administração Interna e da Divisão de Infra-estruturas da GNR”, sendo que “após a sua construção permitirá ainda que a Junta de Freguesia de Freamunde recupere a sua sede”.
Os socialistas argumentam ainda que esta posição do PSD é mais uma demonstração de “desconsideração para com os freamundenses” e aponta várias situações de “hostilidade do líder do PSD concelhio para com Freamunde”. “Assim foi quando, em 2010, não foi considerado no projecto PFR 3G qualquer obra de regeneração urbana na cidade de Freamunde; assim foi quando votaram contra a continuação da ciclovia até à cidade de Freamunde; assim foi quando se manifestaram contra as obras de requalificação do centro urbano da cidade de Freamunde; e assim continua a ser quando votam contra a instalação do novo Posto da GNR em Freamunde”, criticam.