Os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Meinedo, em Lousada, enviaram uma carta aberta ao presidente de junta, Pedro Moreira, criticando a forma como as máscaras sociais estão a ser entregues na freguesia, ao contrário do que aconteceu noutros locais.
“Foi divulgado que oito juntas/uniões de freguesia, incluindo a Junta de Freguesia de Meinedo, no decorrer das orientações da Direcção-Geral da Saúde, que aconselha a utilização de máscaras sociais, estabeleceram um acordo com vista à aquisição conjunta de máscaras reutilizáveis/laváveis, que iriam distribuir gratuitamente à população. Temos vindo a assistir que essas juntas e as restante do concelho, de uma forma segura, solidária e, tendo como único objectivo, apenas e só a consciencialização e protecção dos seus habitantes, deixaram nas caixas de correio, as máscaras destinadas à população”, escrevem Nuno Ferreira, Fernando Pinto, Vera Neves e Paulo Silva.
Mas em Meinedo, a Junta, criticam os socialistas, “optou por recorrer a uma associação, cuja experiência é de cariz recreativo, para efectuar a distribuição das máscaras, tendo-se constatado o recorrente incumprindo das orientações emanadas pela DGS, visto que têm privilegiado o contacto pessoal, promovendo o agrupar de pessoas, expondo-as em fotografias e nelas espelhar a fragilidade humana, em detrimento de se optar por formas mais seguras”.
Apesar de apoiarem a ideia de entregar máscaras, os eleitos do PS em Meinedo dizem que enviaram várias questões ao presidente de junta sobre este processo. “Tendo sido a Junta de Freguesia a adquirir as máscaras, porque é que não foi o senhor presidente, o executivo ou os habituais colaboradores da Junta a efectuar a distribuição? Porque é que foram pessoas alheias à Junta de Freguesia a efectuar a distribuição, usando os meios disponibilizados da Junta e qual o critério da sua escolha? Porque é que foram promovidos e expostos os contactos pessoais com a população, não cumprindo as recomendações da DGS, em vez de deixarem as máscaras na caixa de correio?”, perguntam.
Contactado, o presidente da Junta, Pedro Moreira, absteve-se de comentar esta situação e disse que responderia às questões lançadas em local próprio, na Assembleia de Freguesia.
A distribuição, mostram imagens nas redes sociais, está a ser feita em parceria com a Associação A Grande Janela e a Associação Amigos Solidários de Meinedo. Estes últimos partilharam imagens da entrega.