Verdadeiro Olhar

Provas do Penafiel Racing Fest atraíram mais de 250 mil espectadores

A II edição do Penafiel Racing Fest, que decorreu no último fim-de-semana, superou todas as previsões, tendo contado com mais de 250 mil pessoas a assistir às provas, informou a organização.

“Penafiel foi palco, durante três dias, de um evento que integrou seis modalidades e que já é considerado o maior e mais ecléctico festival de desportos motorizados alguma vez realizado na Europa”, sustenta a mesma fonte.

Refira-se que a II edição do Penafiel Racing Fest 2018 apresentou este ano várias novidades com novos troços, mais segurança e maior competitividade das provas.

A prova rainha, o Rali da Taça Joaquim Santos, sofreu várias alterações, integrando novas especiais de classificação, percorridas nas desafiadoras estradas de asfalto das freguesias de Rio de Moinhos, Boelhe e Luzim e Vila Cova, que se juntaram aos já tradicionais troços de Guilhufe-Irivo e de Rans-Milhundos.

Além dos pilotos nacionais que competiram em Penafiel, o evento contou com a presença de vários pilotos europeus. O piloto João Barros, com o seu Ford Fiesta R5 que tinha vencido a Taça Joaquim Santos na primeira edição, revalidou o título ao bater Cameron Davies, de Peugeot 208 R2, por um minuto e Gaspar Pinto, de Mitsubishi Lancer Evo VI, por um minuto e trinta e três segundos. João Barros (Ford Fiesta R5) venceu ainda a categoria 4WD.

Marco Oliveira (BMW M3) sagrou-se vencedor na classe 2RWD e Cameron Davies (Peugeot 208 R2) na categoria 2FWD.

O campeão belga Frederic Bouvy, vencedor de várias edições das 24 h de SPA – Francochamps, e convidado especial do Penafiel Raing Fest 2018, abandonou a prova devido a um acidente.

 

No rali de regularidade de clássicos, Micael Moreira, com o seu Austin Mini, venceu a prova com um total de 32 pontos.

Já no Trial 4×4, que decorreu no coração da cidade, António José Pereira, ao volante de um Jeep, venceu na categoria “Preparados”, com um tempo total de 6m22s, e António Oliveira, de Suzuki Samurai, na categoria “Proto”, com 4m34s.

Diogo Vieira, actual campeão nacional, com uma Yamaha Wt 250 F, venceu o Super Enduro na categoria “Pro” e Pedro Durães, com uma Honda CRF, na classe “hobby”.

A pista de arranques do Penafiel Racing Fest viu Joaquim Rocha, no seu Honda CRX, vencer a prova rainha do “Drag Race” (Gasolina + 1500cc), ficando à frente de Sofia Lima, também num Honda CRX.

Na corrida popular de Motos 50cc, no Circuito do Sameiro, Filipe Silva venceu na classe “Livres”, com 1h08m, Hélder Bessa foi primeiro na classe “Bigodz”, com 1h13m, e João Marinho foi o grande vencedor na classe “Extra”, com 1h05m.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que o  concelho continua a atrair e a dinamizar eventos de grande impacto a nível regional, nacional e internacional.

“O Penafiel Racing Fest é um evento que orgulha Penafiel e os penafidelenses. Parabéns aos colaboradores e parabéns aos milhares de espectadores pelo comportamento responsável que fez do Penafiel Racing Fest uma grande festa”, disse.

Óscar Coelho, da organização do Penafiel Racing Fest, concordou que a edição deste ano superou todas as expectativas, tendo melhorado na segurança, mas, também, com o público a colaborar e a seguir as indicações deixadas pelos técnicos da organização que estiveram no terreno a acompanhar as várias provas.

”Este ano foi uma autêntica loucura. Aumentamos, e muito, a qualidade do evento. A título de exemplo, a hotelaria esteve completamente lotada, até nas cidades em volta. Obrigado a todos que nos ajudaram a fazer deste Penafiel Racing Fest um evento de sucesso”, expressou.