A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para a possível ocorrência de inundações, cheias e deslizamentos de terra nos próximos dias.
Assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de chuva forte e persistente, sobretudo no Minho e Douro Litoral, e vento que poderá chegar aos 40 quilómetros por hora nas terras altas do Norte e Centro.
A partir da tarde de terça-feira, as rajadas de vento poderão mesmo atingir os 90 quilómetros por hora nestas zonas do país.
Com estas primeiras chuvas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possível ocorrência de “inundações em zonas urbanas”, cheias, deslizamentos, derrocadas e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos”.
Para prevenir estes problemas nos próximos dias, a ANEPC aconselha a “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, “uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards” e “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”.
Na estrada, a ANEPC aconselha a adoção de condução defensiva, “reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, não atravessar zonas inundadas e “estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança”.