Pelo segundo ano, a Câmara Municipal de Lousada promoveu um concurso no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), tendo como objectivo o envolvimento da população jovem de Lousada, de forma a inscrever as suas ideias e projectos no Orçamento Municipal.
Os vencedores foram apresentados na semana passada, durante as cerimónias do aniversário do Espaço AJE. Desta vez, a proposta escolhida foi a de “Renovação do Canil Municipal”, que tem como promotoras Ana Catarina Gonçalves Oliveira, Inês Fernandes de Sousa, Daniela Machado Soares e Joana Inês Fernandes Garcia. O projecto tem um valor estimado de 25 mil euros.
Canil vai ser alargado e modernizado
A proposta vencedora pretende “a renovação do canil municipal, num espírito de actuação em nome do futuro – dos futuros jovens, de um futuro concelho – assente nos mesmos princípios e valores. Tendo em conta todas as conquistas já alcançadas em praticamente todas as vertentes – seja o desporto, com complexo desportivo, a natureza e lazer, com o parque urbano, a educação e condições do ensino, com as melhorias nas escolas – o investimento público só ainda não conseguiu chegar ao canil municipal, cujas condições actuais não refletem a qualidade e brio dos restantes espaços e equipamentos municipais”, lê-se no documento. No texto justificativo da proposta é ainda salientada a pretensão da melhoria das condições do canil como “o alargamento do espaço disponível, pintura e modernização, criação de zonas livres e melhoria das boxes para acolhimento, bem como acções de sensibilização, prevenção do abandono e promoção da vacinação e esterilização”.
Câmara também assume construção de Radical Park
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, que esteve na apresentação do projecto vencedor, “a implementação do OPJ assume-se como uma forma de participação activa dos jovens, contribuindo com propostas renovadas e inovadoras para o concelho, dando voz aos mais novos na escolha de projectos ou investimentos que se revelem fundamentais”.
Pedro Machado realçou “o elevado número de votantes” na escolha do projecto: “quase o dobro do ano passado, demonstrando o empenho dos jovens envolvidos e da qualidade e pertinência das propostas apresentadas”.
As duas propostas mais votadas, separadas por um voto, foram a Renovação do Canil Municipal e o Radical Park.
Segundo o autarca, a câmara ainda não tinha avançado com os melhoramentos necessários na estrutura do canil municipal “na medida em que há a possibilidade de criar um canil intermunicipal dentro das competências da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa”. “Mas sendo esta a proposta vencedora, permitir-nos-á corrigir uma grande carência nesta área”, referiu.
No que respeita ao Radical Park, a autarquia, apesar de não ser no âmbito do OPJ, vai assumir a construção deste equipamento dada a sua pertinência e acolhimento na população lousadense, revela nota de imprensa.
Foram apresentadas 16 propostas
No total foram apresentadas 16 propostas ao Orçamento Participativo Jovem. São elas:
– Cantinho dos Ofícios;
– Clube Informática Lousada – Informática nas escolas e para todos;
– Conhecer Lousada;
– Corra, mas hidrate-se;
– Noite Branca Lousada;
– Gabinete de apoio e educação sexual;
– I Jogos Sem Fronteiras InterFreguesias Lousada 2016;
– ISCU – Itinerância Social e Cultural de Lousada;
– Lousada Jovem – cool;
– Mantém-te Jovem;
– Nutrição no Desporto – Evento Lous’ON;
– Radical Park;
– Recreação Cultural – Zé do Telhado – Vida e Obra;
– Renovação do Canil Municipal;
– +Saúde;
– The Color Run – Tu Escolhes o Futuro de Lousada.