Paredes assinala o Dia Municipal para a Igualdade, no dia 29 de outubro, pelas 16h30, com a apresentação do projeto “Stop Discriminação”, dinamizado pelo artista Héber Marques, na Escola Secundária local. A ideia visa “promover o interculturalismo e aborda temas como a discriminação étnica, o diálogo intercultural e os discursos de ódio”.
A iniciativa, dirigida aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, é realizada no âmbito do Programa de Inclusão da Comunidade Cigana do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e vai aliar momentos de educação e entretenimento com o artista.
Numa conversa com os alunos, o artista Héber Marques vai falar sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional, mas também serão realizadas atividades práticas sobre o Interculturalismo, que desafiará o público a refletir sobre diversos estudos de caso. A sessão contará, ainda, com momentos musicais e de performance teatral.
O Dia Municipal para a Igualdade é assinalado a 24 de outubro e é celebrado até ao final do mês por diversas organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública por todo o território português, com o objetivo de promover valores de igualdade, inclusão e participação.