Os alunos do quarto ano de Lousada estão a ter contacto, durante esta semana, com a acção “Color Add”, que pretende sensibilizar para o daltonismo.
São cerca de 600 alunos abrangidos por esta iniciativa que realiza rastreios, cujos relatórios serão disponibilizados com os resultados finais, segundo um comunicado da autarquia.
O código Color Add é utilizado de forma universal, transversal e inclusiva para que as pessoas com dificuldades consigam identificar as cores, representadas através de símbolos gráficos.
“O daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afecta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres”, de acordo com a associação Color Add Social, que promove a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo.
“Assim, com este projecto pioneiro, é possível memorizar e aplicar o «jogo mental»
em situações do quotidiano, permitindo que os daltónicos consigam identificar a cor
apresentada”, revela ainda o comunicado.
Esta actividade é do pelouro da Educação em colaboração com o pelouro da Acção Social, no âmbito do Ano Municipal da Educaçã, à qual se associaram a Casa dos Óculos, Mais Óptica, Opticália, Multiopticas e Óptica de Lousada.