Há dois projectos ligados às Serras do Porto, abrangendo os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, que foram aprovados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem Portugal, iniciativa promovida pelo Governo, e estão em fase de votação.
Fazer chegar toda a população às Serras do Porto é o objectivo do projecto Trail Inclusivo nas Serras do Porto. A ideia de Cátia Patrícia da Silva Azevedo passa por criar nas serras “um evento que possa incluir pessoas com vários tipos de incapacidades, nomeadamente motora, mental, visual e auditiva, sob a forma de um trail (uma corrida criada na serra representando a tipologia do espaço)”.
“Estas serras são muito conhecidas por serem o principal espaço da Área Metropolitana do Porto onde este tipo de eventos acontecem, mas não há nenhuma prova que permita a participação de todos, e por isso, o meu projecto pretende criar um trail inclusivo”, salienta a promotora na descrição da proposta. O projecto está orçado em 3.000 euros.
“A reflorestação através de plantas autóctones; sensibilização para a manutenção e limpeza das matas e a criação de workshops de Landart; sensibilização ao envolvimento à participação dos jovens a partir da dinamização de workshops de arte urbana; recuperar o património local perdido nos incêndios; sensibilizar a comunidade para o aquecimento global e sustentabilidade ambiental; promover a cidadania activa da comunidade e promover a descoberta da fauna e flora das serras do Porto”, seriam alguns dos objectivos. O orçamento previsto é de 20 mil euros.
As ideias já estão em votação e podem votar os jovens de todo o país com idades entre os 14 e 30 anos.