Já estão eleitos os projectos vencedores do programa Bairro Feliz, iniciativa do Pingo Doce.
As causas vencedoras incluem diferentes temas de actuação e foram inscritas tanto por instituições locais como por grupos de vizinhos que se uniram em prol do bem-estar do seu bairro.
Os prémios são atribuídos por loja, sendo que cada uma pode apoiar com até mil euros uma ideia.
Assim, em Penafiel, venceu o projecto “Reabilitar”, que visa criar um espaço no interior das instalações do Centro Sénior da Portela que permita a realização de alguns exercícios físicos, apesar de os idosos já praticarem ginástica. Segundo a proponente, Sandra Pereira, faltam materiais que são fundamentais para melhorar a qualidade das sessões. “Pretende-se que esse seja um espaço de partilha entre os idosos que estão diariamente na instituição e a restante comunidade. Muitos dos idosos ainda possuem um grau de autonomia que lhes permite realizar exercícios que são fundamentais no retardar de alguns efeitos nefastos do envelhecimento”, explica.
Em Valongo e Susão, a ideia vencedora foi a “Venha brincar connosco”, que pretende adquirir equipamentos para o parque infantil do CAT Mãe d’Água, da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, que se destina a acolher crianças retiradas à família entre os zero e os 14 anos. “Pretendem ser uma casa inovadora onde a actividade lúdica abraça a actividade pedagógica, oferecendo espaços e materiais onde as crianças e as suas famílias podem desenvolver interesses individuais e de grupo. Assim pretende-se através deste apoio requalificar o parque infantil. Esta renovação irá, também, promover momentos lúdicos e pedagógicos entre as crianças acolhidas e os funcionários”, refere Cecília Jorge, mentora do projecto.
Por fim, em Ermesinde, venceu o “Camas solidárias”, da Associação das Obras Sociais de São Vicente de Paulo, cuja meta é adquirir duas camas articuladas eléctricas para ajudar os idosos mais carenciados, que estão acamados. “Com a aquisição pode-se ajudar duas famílias, dando-lhes a qualidade de vida que tanto merecem.Este apoio visa permitir aos doentes efectuarem as tarefas diárias, das mais simples (beber água) às mais complexas (comer ou olhar para a rua). Uma das funções mais importantes de uma cama articulada é facilitar o trabalho dos médicos e familiares, tornando possível alterar o doente de posição”, diz Fernanda Xavier.