Dois projectos de promoção da saúde familiar da região estão entre os 40 que vão ser apoiados pela Missão Continente, com um total de cerca de 550 mil euros.
“Ajuda na Decisão Orientada e Consciente – ADOC”, proposto pela Unidade de Saúde Familiar de Valongo, vai ser apoiado com 14.700 euros. Tem como objectivo melhorar os níveis de literacia em saúde da população inscrita na Unidade, promovendo “a integração do doente nos planos de cuidados, melhorando o conhecimento sobre a sua situação de saúde e, consequentemente, diminuindo o recurso a atendimentos em urgência hospitalar”.
Já o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III – Vale de Sousa Norte viu aprovado o projecto “Programa Local Ambiente Saudável no Trabalho – PLAST” que tem como objectivo promover um estilo de vida saudável no local de trabalho. Durante 28 meses serão desenvolvidos três projectos em parceria com três empresas situadas na área geográfica do centro de saúde promotor, “focados na actividade física, na alimentação saudável e na saúde oral”. O apoio concedido é de 14.732 euros.
Segundo nota de imprensa, os projectos financiados pela Missão Continente passam por áreas como a literacia em saúde familiar, auto-cuidados, alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e apoio e promoção do aleitamento materno. “Os distritos de Lisboa (9 projectos), Setúbal, Aveiro (4 projectos cada), e Porto (3 projectos) são aqueles que irão receber maior apoio”, explica o documento.
O valor atribuído cresceu 45% em relação a 2015, assim como o número de projectos apoiados.
“Recorde-se que o montante angariado (cerca de 550 mil euros) decorreu da venda dos presentes solidários da Missão Continente – manta polar e a lata de bolachas –, bem como de chamadas de valor acrescentado. A escolha dos vencedores compreendeu uma votação dos portugueses e a avaliação do júri do Concurso Missão Continente”, refere a Missão Continente.