A Parjovem – Associação Juvenil tem em curso um projecto para criar quatro percursos pedestres, para caminhada ou corrida, em Paredes. Os “Trilhos da Raposa” terão diferentes distâncias e já estão a ser sinalizados em Parada de Todeia, Sobreira/Recarei, Trancoso e Terronhas. Os primeiros podem estar concluídos daqui a dois meses, depois de ser realizada a limpeza, manutenção e colocação de pontes em alguns locais.
A grande meta, explica José Sá, presidente da associação, passa por desafiar outras associações do concelho a fazer percursos idênticos que liguem a estes. “A ideia é estimular o nascimento de uma rede de percursos pedestres no concelho. Fazer uma grande rota que dê a volta ao concelho”, refere.
Aliar o desporto ao património natural e histórico do concelho de Paredes
E foi esse o mote para pôr no terreno um projecto sonhado e em desenvolvimento há alguns anos, “que pretende aliar o desporto ao património natural e histórico do concelho de Paredes, e ao mesmo tempo tentar apoiar a economia local”.
A meta é criar quatro percursos para caminhada ou corrida designados Trilhos da Raposa, que irão sair de quatro estações/apeadeiros de comboio, levando até ao centro da cidade, integrando cerca de 50% dos trilhos já existentes na prova Trail da Raposa”. Um começa em Parada de Todeia (15km), outro em Sobreira/Recarei (22km), outro em Trancoso (30km) e o último em Terronhas (45km).
Daqui a uns dois meses devem já ser apresentados um a dois trilhos em definitivo. “Ainda é necessária limpeza e manutenção e algumas pontes para travessias e estamos a fazer tudo com voluntários”, salienta o presidente da Parjovem.
O principal objectivo é que o projecto seja sustentável, sobretudo no que toca à manutenção regular do percurso, para que nada falhe.
Serão divulgados através de um site e panfletos. “Queremos que isto seja o início de um projecto em evolução ao qual queremos ir acrescentando troços”, sustenta.
“Um dos objectivos é que o concelho tenha mais uma oferta para todos os amantes do desporto e das caminhadas ao ar livre e com isso também captar e atrair novas pessoas para visitar o nosso concelho”, assume José Sá.
Esta iniciativa conta com a parceria do município de Paredes e de algumas empresas.