“Que faz parte de uma corporação por mera vontade e sem interesse”. Esta é apenas uma das possíveis definições para a palavra voluntário. Abnegação e altruísmo são também só dois dos adjectivos a ela ligada.
Isto e muito mais poderíamos dizer sobre os 150 voluntários que integram a Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo que, em 2016, celebrou 25 anos de voluntariado e apoio social. Quando falamos de uma ida ao hospital, pensamos na equipa médica ou de enfermagem. Mas o voluntariado prestado por centenas de pessoas, sem qualquer interesse em receber algo em troca, é fundamental na passagem de doentes pela unidade hospitalar.
A Liga de Amigos do Hospital Padre Américo apoia diariamente centenas de pessoas, com lanches, ajudas técnicas, alimentação e vestuário para utentes e famílias carenciadas. Para além do apoio diário aos doentes, a missão dos voluntários da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo passa por prestar apoio social aos utentes do hospital e pela realização de iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar do doente. São diversas as iniciativas deste grupo de voluntários, nomeadamente a dinamização da visita Pascal e também a distribuição de prendas às crianças da Pediatria, no Natal, bem como o apoio na organização da festa de Natal do hospital, entre outras.
A instituição nasceu, em 1991, no ainda Centro Hospitalar do Vale do Sousa, que integrava os antigos hospitais de Paredes e Penafiel. Tal como na sua génese, no futuro, a Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo pretende a assegurar os serviços e manter a qualidade.
Universidades Seniores
Combater a solidão, promover o envelhecimento activo e uma vida activa, assim como permitir a obtenção de novos conhecimentos e a partilha de saberes são alguns dos objectivos das sete universidades seniores existentes na região que recebem já 576 seniores de várias idades. São elas a USALOU – Universidade Sénior do Autodidacta de Lousada e a Primeiro Plano – Espaço Cultural/Universidade Sénior de Lousada; a ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira; a Universidade Sénior do Rotary Club de Paredes; a Universidade Sénior de Penafiel, da ADISCREP; a Universidade Sénior do Rotary Club de Valongo e a ÁGORarte – Universidade Sénior de Ermesinde.
E são os próprios utentes a reconhecer o importante papel destas instituições no seu dia-a-dia e, em certos casos, a forma como lhe mudaram a vida.
Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso
A Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso tem desempenhado um importante papel social. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social destaca-se pelo apoio a crianças e jovens de famílias do concelho de Paços de Ferreira e concelhos limítrofes, apoiando actualmente um total 233 crianças e jovens.
De entre as várias valências, designadamente a creche, o jardim de infância, o centro de actividades de tempos livres, destaque para o Centro de Actividades Ocupacionais e o Centro de Recursos para a Inclusão, onde a integração é palavra de ordem.
Com o objectivo de quebrar barreiras sociais, jovens e adultos utentes da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, participaram num desfile de moda promovido por uma empresa. Quatro jovens portadores de deficiência desempenharam a sua função na perfeição e a passerele foi o mundo deles por uma noite. Um exemplo de louvar.
Conheça os premiados das outras categorias: