Verdadeiro Olhar

Projecto Mappa 21 quer pôr “a cultura a fervilhar em Paredes”

Escultura de Henrique Silva na Casa da Cultura

“Criar públicos para a cultura” e pôr “a cultura a fervilhar em Paredes” são os grandes objectivos do projecto Mappa 21, ligado à música, artes e património, adiantou o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, na apresentação das acções previstas.

A iniciativa, promovida pelo Município de Paredes e pela Astro Fingido, arrancou na semana passada, com a inauguração de uma obra de Henrique Silva, na Casa da Cultura de Paredes, e prolonga-se até Outubro.

Durante os cinco meses, haverá actividades descentralizadas, não só na freguesia de Paredes, mas também em Gandra, Lordelo, Baltar, Vilela, Rebordosa, Cete, Louredo e Sobrosa, entre outros locais, anunciou a organização.

Alexandre Almeida realçou a importância do trabalho em rede “envolvendo os diversos agentes culturais” enquanto contributo para a “diversidade cultural de Paredes”. Já a vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, apontou que estão previstas surpresas para “atrair o denominado ‘público cultural’ ao concelho”.

À Astro Fingido compete a coordenação e concepção artística do Mappa 21. Fernando Moreira e Ângela Marques destacaram que os eventos vão “circular pelo território” e que a programação tem a colaboração de artistas e associações locais.

“O objectivo principal do Mappa é tornar mais fácil o acesso e a participação da população residente, assim como de turistas e visitantes, em práticas culturais e artísticas diversificadas, que promovam experiências diferenciadoras, em contextos de interacção com o património cultural e natural do território”, descreve nota de imprensa.

A Casa da Cultura de Paredes passou a contar com um painel de azulejaria, da autoria de Henrique Silva, natural do concelho.

Conheça a programação já conhecida do Mappa 21

Junho

Dia 13 às 11h00 – Inauguração Museu Móvel – Patrick Hubmann – Parque José Guilherme/Paredes

Dia 19; às 21h30 – Concerto Falado – Nickelharpa – Mosteiro de Cete (Ângela Marques)            

Julho

Dia 21 às 18h00 – Inauguração Museu Móvel – Patrick Hubmann – Gandra

Dia 24 às 21h30 – Concerto Falado – Guitarra – Vilela (Fernando Soares)                              

Agosto

Dias 7 e 8 – Torna-Viagem – Mena Gigante (oito apresentações)

Dia 14 de Agosto às 21h30 – Concerto Falado – Nickelharpa – Torre dos Alcoforados (Ângela Marques)

Dia 17 às 18h00 – Inauguração Museu Móvel – Patrick Hubmann – Rebordosa

Setembro

Dia 6 às 18h00 – Inauguração Museu Móvel – Patrick Hubmann – Lordelo

Dia 10 às 21h30 – Concerto Falado – Guitarra – Baltar (Fernando Soares)

Dia 25 às 21h30 – Teatro – O que Ficou – Quinta do Sobrado de Cima/Louredo 

Outubro

Dia 8 às 21h30 – Teatro – O que Ficou – Casa da Torre/Sobrosa