Verdadeiro Olhar

Projecto Fruta vai à escola para o 1.º ciclo

 

A Câmara de Lousada está a desenvolver junto dos estabelecimentos de ensino do concelho um projecto de promoção de uma alimentação saudável.

A iniciativa mais recente está fortemente relacionada com o consumo de fruta. Nesse seguimento teve início, na sexta-feira, aquando da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, uma campanha destinada aos alunos do 1.º ciclo e que vai ser promovida ao longo dos próximos meses em todos os estabelecimentos de ensino do concelho.

Segundo nota de imprensa, o primeiro dia de actividades teve lugar na EB1 Boavista (Silvares), onde foram abrangidos cerca de 175 alunos das turmas do 1.º ciclo. No dia 20, terça-feira, a actividade foi desenvolvida na EB1 de Cristelos, abrangendo os 100 alunos.

A próxima atividade está agendada para dia 27, no Centro Escolar de Pias, onde vão participar os cerca de 85 alunos que frequentam o 1.º ciclo.

Este é um projecto multidisciplinar que pode englobar áreas tão diversas como as ciências exactas, a música, a gastronomia e a língua portuguesa. Tem como objectivo primordial a promoção de hábitos alimentares saudáveis, com principal enfoque no consumo de fruta. As actividades a desenvolver são adaptadas à faixa etária do público-alvo e, por inerência, ao nível de conhecimentos do mesmo, contemplando crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Numa primeira fase vai abordar-se a importância do consumo de fruta. Também interagir com os mais novos sobre temáticas como os nutrientes presentes em cada fruta e os benefícios do seu consumo.

Esta acção está contemplada no Plano Anual de Actividades Municipais para Escolas. De ressalvar que é também uma acção no âmbito das Medidas de Acompanhamento ao Regime de Distribuição de Fruta Escolar, financiado pelo Fundo Europeu Agrícola levado a efeito pelos Ministérios da Agricultura e Mar e da Educação.

 

Refeições saudáveis nas escolas

A promoção de uma alimentação saudável junto dos mais novos é preocupação da autarquia e, por isso, as ementas diárias servidas nos refeitórios das escolas têm a colaboração de uma nutricionista.

No seguimento do que tem vindo a ser prática nos últimos anos os menus seleccionados são variados, incluindo a sopa de legumes, o peixe e a carne, de modo alternado, bem como a fruta que está sempre presente.

A adopção de hábitos saudáveis é uma prioridade com uma preocupação constante no modo de confecionar as refeições através da diminuição de gorduras e de fritos, sustenta a autarquia.