Muitas centenas de lousadenses participaram no projecto “Fado de Lousada”, uma iniciativa da autarquia local, que contou com o apoio da comunidade e teve a participação especial da fadista Ana Moura.
Citado em comunicado, o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, destacou a forte adesão do público num projecto que tem como propósitos juntar o público, músicos e cantores no mesmo palco onde se vivesse um espírito comum de partilha sobre o Fado.
“Largamente superado e, mais uma vez, mostrando que o caminho também passa por construir no seio da sociedade uma cultura e uma vivência cultural distinta da que se observa, muitas vezes, através do consumismo próprio dos grandes espectáculos. Aqui o objectivo passou, claramente, por deixar sementes em todas as pessoas que participaram no espectáculo e que, ao longo destes meses têm vindo a ensaiar sistematicamente, construíram algo que nunca mais vão esquecer”, disse, salientando que este foi um projecto único e irrepetível, na medida em que envolveu a comunidade lousadense, quer a interpretar, quer a assistir.
O projecto “Fado Lousada” teve como finalidade o envolvimento das comunidades musicais de Lousada constituindo, acima de tudo, uma acção artística exigente no aspecto estético, e aberta e inclusiva no aspecto social.
A ideia foi envolver no mesmo espectáculo, entre amadores, profissionais, iniciantes, mestres, pessoas que nunca fizeram música, de qualquer idade, proveniência, profissão ou condição social, integrados numa experiência única e irrepetível, com criações musicais colaborativas e partilhadas, transformando o fado num ponto de partida para uma performance criativa, original e totalmente identificada com os valores culturais do concelho.
Citado, também, em comunicado, Pedro Santos e André Nunes, da Onda Amarela, da direcção artística, salientaram que o espectáculo contou com escolas de rock, ranchos folclóricos, o Conservatório de Música, a Universidade Sénior, e várias pessoas a título individual que quiseram juntar-se a este projecto.
“A presença dos fadistas foi essencial neste espectáculo, na medida em que o tema era o Fado e desafio passou por juntar isto tudo numa linguagem que é a música”, assumiram.
No âmbito deste projecto foi feita pesquisa sobre as músicas de Lousada, que foram o ponto de partida para o espectáculo.
A iniciativa contou com a participação da fadista Ana Moura que subiu ao palco na Avenida Senhor dos Aflitos para um concerto memorável que teve como objectivo celebrar o Fado.