Verdadeiro Olhar

Projecto de Empreendedorismo em Meio Rural permitiu criação de 36 empresas na região

Lousada vai ser palco, esta quinta-feira, pelas 17h00, no salão nobre da câmara municipal, da apresentação do projecto Empreendedorismo em Meio Rural na Região do Norte, EMER-N.

Nas Terras do Sousa (concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) o projecto permitiu o apoio de mentoria a 105 empreendedores/empresas, a criação de 36 novas empresas, sete novos negócios e 43 postos de trabalho directos.

Segundo a organização, o projecto visou a alavancagem de micro e pequenos negócios, em espaço rural, proporcionando a criação de um ecossistema empreendedor que permitiu o surgimento de iniciativas relacionadas com a criação de empresas e negócios, em empresas em actividade, contribuindo para a criação de emprego e melhorando as condições económicas e sociais da região Norte de Portugal.

O EMER-N, conta com intervenção nos 86 municípios da Região Norte e tem como objectivos: reforçar a competitividade das PME, valorizar e promover a economia local, revitalizar o conhecimento e saberes locais e regionais e contribuir para fixar a população local.

O projecto incluiu actividades de apoio e mentoria, acções de promoção e comunicação, direccionado aos empreendedores da Região Norte.

Nas Terras do Sousa (concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) o EMER-n foi implementado pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa, com o apoio dos cinco municípios e o com o apoio técnico especializado da empresa Carla Duarte, Consultores, Unipessoal, Lda.

A implementação do projecto EMER-N nas Terras do Sousa possibilitou, também, a submissão de candidaturas (nove candidaturas ao IEFP para a criação do próprio posto de trabalho; 12 candidaturas ao PDR 2020; 11 candidaturas ao Norte 2020).

No âmbito do projecto foram, também, concedidos apoios ao licenciamento das empresas (14 empresas apoiadas no processo de licenciamento das mesmas junto das autarquias) e obtidos financiamento de 15 empreendedores. Foram, também, realizados 15 planos de comunicação.

A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, da vice-presidente da Ader-Sousa, Catarina Martiniano representante da UTAD, para apresentar os resultados globais do EMER-n e José Sousa Guedes para apresentar os resultados nas Terras do Sousa.

A cerimónia contará, também, com empreendedores EMER-n das Terras do Sousa.