Verdadeiro Olhar

Projecto angaria fundos para levar alunos especiais à EuroDisney

São 19 os alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo a quem o Departamento de Educação Especial, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2,3 Penafiel 2, querem proporcionar uma viagem de sonho: uma ida à EuroDisney.

Para concretizar a viagem, que custa cerca de 450 euros por aluno, e um preço ainda superior para os vários pais e docentes que os vão acompanhar e dar apoio, têm sido realizadas, desde Setembro, várias iniciativas de angariação de fundos. Este fim-de-semana, decorreu uma Mega Aula de Zumba no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Joaquim de Araújo. A próxima iniciativa será um concerto, pelo Grupo de Guitarras de Penafiel, em Abril. Quem quiser pode ainda fazer donativos ou “apadrinhar” um dos jovens.

Viagem já está marcada, mas ainda vão decorrer actividades em Abril

O projecto surgiu integrado no plano anual de actividades do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, que tem desenvolvido todos os esforços para dar a estes jovens especiais uma viagem de sonho.

Segundo Fátima Carvalho, coordenadora do departamento, desde Setembro têm sido realizadas várias iniciativas, desde a venda de rifas até à mega aula de zumba deste fim-de-semana. Só nesta actividade foram vendidos cerca de 680 kits que renderam cerca de 1.700 euros. Este dinheiro junta-se aos cerca de mil euros já angariados noutras actividades e aos apoios que algumas empresas do concelho têm dado. “Há empresas que apadrinharam alunos”, explica a docente.

Ainda assim, para levar estes 19 jovens, do 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário, até à EuroDisney ainda é preciso mais apoios. “São 19 alunos com necessidades educativas especiais e têm que levar acompanhantes. Mais cinco professores vão dar apoio. Só a despesa por cada aluno ronda os 450 euros”, refere Fátima Carvalho, para quem a concretização deste projecto é também um sonho. “Sempre quis levar lá estes meninos”, confessa, com pena de não poder levar um grupo ainda maior, já que o número de alunos com necessidades educativas especiais do agrupamento ronda os 130.

A viagem está marcada de 10 a 12 de Maio. Até lá, vão continuar as actividades para angariar verbas. A próxima será um concerto solidário com o Grupo de Guitarras de Penafiel, a 15 de Abril, no Auditório da Associação Empresarial de Penafiel, instituição que tem dado grande apoio à campanha. A 25 de Abril haverá ainda uma caminhada. Quem quiser ajudar pode fazer um donativo, participar nas actividades, ou apadrinhar a viagem de um dos jovens.