Foi apresentado, esta quarta-feira, no Museu Municipal de Penafiel, o programa “Sentir o Verão” 2018, uma iniciativa da autarquia local que conta com a colaboração de vários parceiros, que decorre de Junho a Setembro e irá envolver todas as freguesias do município. As propostas culturais vão do desporto, à música e ainda ao teatro e à recriação histórica, entre outras.
A vereadora da cultura e vice-presidente da Câmara de Penafiel, Susana Oliveira destacou que a edição deste ano do “Sentir o Verão” apresenta como principais novidades a realização da Festa da Papuda, doce típico de Entre-os-Rios, numa iniciativa que conta com o apoio da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios e que tem como objectivos reabilitar esta iguaria assim como as suas memórias.
“A papuda é um doce típico que já não é confeccionado há muitos anos, mas há uma pessoa de muita idade que a sabe confeccionar e tem as receitas. Para guardar essas memórias e preservar este doce para a posterioridade vai ser promovido este festival com um jantar de rua animação no Cais de Entre-os-Rios. Queremos atrair novos produtores para que esta iguaria continue a perdurar”, disse.
A autarca revelou, também, que o “Sentir o Verão” tem como novidades, o regresso do Penafiel Fashion, que será realizado no dia 1 de Setembro, na Avenida Gaspar Baltar, junto ao Sameiro, iniciativa que tem já confirmadas a presença de várias figuras públicas e promete trazer muita gente para esta avenida e que além da moda irá integrar outras áreas artísticas.
Falando ainda das novidades, a vereadora da Cultura realçou que o programa irá integrar o Festival da Moura Encantada, em Galegos, junto ao Castro do Monte Mozinho, numa parceria com a Junta de Freguesia e que envolve todas as colectividades da freguesia. O evento irá decorrer num ambiente adequado àquele contexto histórico, com música celta e a projecção de imagens e jogos de luz na paisagem.
Já nas Termas de S. Vicente, irá acontecer a recriação histórica “As Termas, ontem e hoje”, que tem como objectivos recriar a época balnear de fins de século XIX e início do século XX, numa altura em que a alta burguesia frequentava o balneário. Esta iniciativa pretende, também, recriar as Termas de hoje.
“Sabemos que muitos estudantes vão estar de férias, mas pretendemos manter esta relação de proximidade com eles, indo até às freguesias, oferecendo-lhes a possibilidade de requisitar um livro sem terem de se deslocar à sede do concelho”
“Vai ser uma viagem entre o passado e o presente, há sempre uma preocupação histórica, com animação da actualidade para agradar a todos os públicos”, expressou, salientando que este ano o “Sentir Verão” 2018 vai contar com a presença do Bibliomóvel que irá percorrer o concelho levando livros a quem os queira ler, minimizando o afastamento dos leitores das freguesias mais longínquas à sede do concelho e promovendo o gosto pela leitura.
“Sabemos que muitos estudantes vão estar de férias, mas pretendemos manter esta relação de proximidade com eles, indo até às freguesias, oferecendo-lhes a possibilidade de requisitar um livro sem terem de se deslocar à sede do concelho. Queremos também estar junto dos mais idosos e das donas de casa que passam a ter uma biblioteca próxima de si”, justificou, salientando que o programa integra, também, informação sobre as festas e Romarias do concelho, no total são mais de 100.
Referindo ao programa no seu todo, a vereadora realçou que os munícipes vão poder participar em mais de 200 actividades, contando com o roteiro das festas e romarias, num cartaz transversal que integra várias manifestações artísticas.
“Não há motivos para as pessoas ficarem em casa. Há animação, eventos para todas as idades, todos os gostos, há desporto, há dança, há literatura…”
“Não há motivos para as pessoas ficarem em casa. Há animação, eventos para todas as idades, todos os gostos, há desporto, há dança, há literatura entre outras que prometem fazer brilhar o Verão assim o tempo o permita”, manifestou.
A vice-presidente relevou, também, o trabalho e a parceria das instituições e associações que integram e ajudam a dar corpo a este vasto programa.
“A Câmara de Penafiel, por si só, não conseguiria organizar todos estes eventos e proporcionar um cartaz como o que estamos a apresentar, com actividades em todas as freguesias. Existem actividades que são organizadas pelo município, outras são organizadas em co-autoria ou com o apoio do município. São estas parcerias que permitem oferecer esta qualidade e variedade de animação”, atestou.
O programa irá integrar, também, o Campeonato de Aquabike e Jetski que irá decorrer em Entre-os-Rios, na zona Ribeirinha, uma organização da Federação Portuguesa de Motonáutica e da autarquia local que volta a decorrer na freguesia da Eja, sendo este um dos mais importantes eventos internacionais de motonáutica com a participação de várias centenas de pilotos oriundos de vários países.
A edição deste ano conta, também, com um Sunsetride, competição de ciclismo indoor, que conta já com 100 inscrições, que irá decorrer em Junho, o festival do Caldo Verde, em Irivo, o Festival de Quintandona, em Lagares, o III Festival Melão Casca de Carvalho que irá decorrer em Setembro, no Largo da Ajuda e junto à Igreja da Misericórdia, as III jornadas agrícolas do Vale do Sousa, assim como o Water Slide Summer que decorre de 30 de Junho a 1 de Julho.
O “Sentir Verão” 2018 integra, ainda, a Noite Branca, o Verão em Família, passeio BTT feminino, Dia dos Avós, a Noite Vermelha, vários concertos pela Orquestra do Norte, um espectáculo com a presença do musico Júlio Pereira, considerado o mestre dos cavaquinhos e o Festival Riverstone, em Rio de Moinhos, festival de rock e heavy metal, que integra nomes bem conhecidos deste género musical e que promete trazer a esta vila muitos admiradores deste registo.
Paralelamente ao programa “ Sentir o Verão”, a Câmara Municipal de Penafiel irá promover as campanhas “Adopte um amigo. Não abandone”, apelando à adopção de animais que se encontram no canil municipal e implementar a campanha “Missão Lixo Zero”, apelando à separação dos resíduos sólidos urbanos antes destes serem colocados nos ecopontos.