O DICAS, Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade tem feito uma radiografia aos alunos e educação das escolas do município de Lousada, sendo que, nesta altura, o município reuniu-se para apresentar os resultados deste programa.
Com início no ano letivo de 2007-2008, o DICAS iniciou-se com o objetivo de ser uma resposta ao crescente número de pedidos de avaliação e acompanhamento psicológico por parte das escolas aos alunos do concelho
Na sessão de apresentação do que foi apurado no âmbito deste programa, o vereador da Educação do município de Pousada fez questão de destacar que “o DICAS é um exemplo” e tem “contribuído, de modo muito positivo, para a melhoria dos dados estatísticos no concelho, no que respeita à educação”.
O programa não é estanque e foram “introduzindo alguns eixos e atividades importantes, com o intuito de melhorar este projeto, como as férias ativas e a avaliação dos alunos condicionais”, explicou António Augusto Silva,.
Os resultados obtidos neste contexto derivam “do trabalho coletivo dos psicólogos dos agrupamentos e dos psicólogos do município, das direções das escolas, dos professores e educadores e Serviços de Educação”, contando ainda com a colaboração de muitas entidades externas.
O DICAS é composto por três projetos, o Pré-SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), que se destina às crianças a partir dos quatro anos que frequentam os jardins-de-infância públicos do concelho, o SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), para os alunos do 1.º ciclo, a que se junta o Orienta-te e Segue, destinado aos alunos do 9.º e 10.º ano.
O Pré-SEA é único em Portugal que incide ao nível do pré-escolar no ensino público. Neste último ano letivo teve algumas alterações, nomeadamente a divisão do projeto em duas fases, tornando-se mais abrangente, quer ao nível dos rastreios efetuados, como do público-alvo a que se destina, destaca a autarquia.
No ano letivo 2022-2023 foi também estabelecido, pela primeira vez, um protocolo de colaboração entre as óticas do concelho e o município, para a realização de rastreios visuais. Houve, num primeiro momento, o rastreio desenvolvimental e rastreio visual infantil, seguindo-se a intervenção junto dos alunos condicionais.
Foi também elaborado o caderno de atividades “Aprende e Diverte-te em Família”, destinado a todos os alunos, e respetivas famílias, que participaram no projeto, associando informações sobre as competências desenvolvimentais rastreadas e exercícios para as estimular.
Ao desenvolver estes rastreios são avaliadas aptidões e competências necessárias para os processos de aprendizagem, sendo feitos os encaminhamentos necessários, existindo ainda a sensibilização dos encarregados de educação dos alunos condicionais para as vantagens da frequência do ensino pré-escolar durante mais um ano letivo.
Os resultados apontam que houve um aumento significativo do número de alunos no pré-escolar, desde 2013-2014, com 1134 crianças. Foram rastreados 633 alunos, correspondendo a 94% do total, na parte desenvolvimental, e visual, sendo o maior número de sempre.
No que respeita aos alunos condicionais, dos 125 alunos nessas condições, foram alvo de avaliação 98 alunos.
Destes, 34% dos encarregados de educação, respeitantes a 42 alunos, decidiram que o seu educando devia permanecer mais um ano no pré-escolar. Os restantes 66% dos encarregados de educação, referentes a 82 alunos, efetuaram a matrícula do seu educando no 1.º ciclo.
António Augusto Silva considera estas intervenções importantes, uma vez que não se realizam por simples ariméticas, “mas aluno a aluno e caso a caso, procurando sempre melhorar”.
Foi também entregue, pela primeira vez, a 655 crianças, o caderno de atividades “Aprende e diverte-te em família”, cujo objetivo passa por promover o envolvimento das famílias na promoção do bom desenvolvimento, bem-estar das crianças e o seu sucesso educativo.
Este manual contém informações sobre as aptidões necessárias para a aprendizagem, como competências locomotoras e manipulativas, compreensão visual, linguagem, interação social e autonomia, aliadas a exercícios exemplificativos que podem ser realizados para as estimular.