O programa BioLousada, promovido pela Câmara Municipal de Lousada em parceria com a Universidade de Aveiro, e com apoio da Associação BioLiving, começa esta sexta-feira. Estão previstas quatro iniciativas que vão desafiar a população a conhecer (e proteger) os valores naturais do município.
Segundo a autarquia a iniciativa será para manter no próximo ano. ”Mais do que uma programação de educação ambiental, o programa BioLousada foi pensado como um plano de envolvimento dos cidadãos na valorização e protecção dos valores naturais do território. Porque só se pode proteger aquilo que se conhece, mensalmente será organizada uma iniciativa dedicada a determinado tema, de acordo com as estações do ano”, explica o vereador do Ambiente, Manuel Nunes.
A primeira iniciativa, dedicada aos morcegos, já tem lotação esgotada e uma sessão extra agendada. O objectivo é dar a conhecer os morcegos que existem no concelho, os hábitos e mitos infundados associados a estes fascinantes mamíferos. Com as inscrições esgotadas para o dia 16 de Setembro, decorre uma sessão extra no dia 17, para que ninguém fique de fora, refere nota de imprensa da autarquia.
Outubro será dedicado às aves, com a iniciativa Eurobirdwatch a decorrer na manhã do dia 2, domingo, e Novembro aos anfíbios, com mais uma iniciativa de exploração nocturna. Dezembro contará com uma grande acção de voluntariado dedicada à plantação de floresta nativa, sendo mais um contributo para o compromisso da Câmara Municipal em promover a plantação de, pelo menos, 10 mil árvores até ao final do ano de 2017.
Para 2017, estão já planeadas novas e originais actividades que pretendem dar a conhecer a realidade ambiental do concelho, convidando os munícipes para a participação na estratégia ambiental do município, que passará muito pelo envolvimento e sensibilização para a conservação da natureza.