A Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa -, candidatou-se este ano a um projecto Erasmus+ sobre o tema “Jornada de Aprendizagem ao Longo da Vida além-Fronteiras”. O primeiro passo deste projecto foi dado na semana passada com um curso em Itália.
Esta iniciativa é composta por dois cursos estruturados em técnicas de comunicação, através do desenho e TIC, e duas missões de “job shadowing”, que têm como objectivo compreender, no terreno, o funcionamento dos Centros de Educação e Formação de Adultos, na Finlândia, e das Universidades Seniores, em França.
Entre 5 e 10 de Agosto, seis colaboradores de diversas valências da Profisousa participaram no curso estruturado “Visual Facilitation and Sketchnoting Tools”, em Itália, referiu a associação em comunicado.
Durante esse período, elementos da equipa do Centro Qualifica, do Europe Direct, da
Escola Profissional Vértice e da ProSénior tiveram contacto com metodologias inovadoras de apresentação e interacção com o público, nomeadamente, através de métodos de
representação gráfica e do desenho, que facilitem a interpretação visual. Elaboraram dois
projectos destinados à aprendizagem da língua portuguesa, para crianças e para adultos, assim como um projecto destinado à promoção da separação de resíduos, que, no final, foram apresentados à comunidade do bairro de Lagaccio (onde decorreu a formação).
Esta experiência proporcionou aos participantes “o contacto com novas culturas e formas de trabalho, novas metodologias, fortalecimento de redes de cooperação europeias e a certeza de que os projectos Erasmus+, promovidos e financiados pela Comissão Europeia, são uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional de todos e contribuem, amplamente, para o sentimento de pertença Europeu”.
O projecto insere-se na missão de internacionalização da Profisousa e pretende proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de contactarem com outras realidades e outros profissionais nas áreas da educação e formação de adultos, para que possam trocar experiências e aprimorar novas técnicas e metodologias de ensino/formação.