Professores do Núcleo de Investigação Local do AE Dr. Mário Fonseca, de Lousada, participaram no programa Erasmus, em regime de jobshadowing, na Alemanha, para falarem de «Resistência e Liberdade: Lousada durante e Ditadura Militar e o Estado Novo». Os docentes promoveram “a partilha de testemunhos e experiências de combate ao fascismo, com a colaboração dos colegas da Escola Kurt-Schumacher, em Karben”.
De acordo com o programa elaborado pelos parceiros alemães, o grupo português usufruiu de um conjunto de experiências variadas que passaram pela presença em sala de aula e pela visita a diversos espaços de memória em várias cidades.
A visita, que decorreu de 24 a 28 de março, serviou para os professores do Núcleo “deixarem um pedacinho da História de Lousada em Frankfurt. Nesta cidade, participaram num Workshop que se desenrolou no “Sítio Histórico de Adlerwerke: Fábrica, trabalho forçado e campo de concentração”, cujo projeto memorial começou com a publicação de um livro”, revelaram, em comunicado.
Acompanhados pelo professor Patrick Jordan e pela diretora da Kurt-Schumacher-Schule, Ursula Hebel-Zipper, estiveram com o presidente da Câmara de Karben e outroas entidades que demonstraram “curiosidade pelo sistema educativo português, o que motivou uma enriquecedora conversa em torno deste tema nos dois países”.
O roteiro contemplou a visita à cidade de Friedberg, celebrizada pelo seu Castelo e pela sua catedral gótica. Refira-se que, parte do seu centro histórico foi em tempos habitada por uma próspera comunidade judaica, completamente dizimada durante a II Grande Guerra. Da sua presença, ainda subsiste um interessante Poço de Purificação. Uma curiosidade dos tempos mais recentes é o facto do mítico Elvis Presley aqui ter prestado serviço militar, entre 1958 e 1960, numa das bases militares americanas na Alemanha, numa fase em que já era considerado o “Rei do Rock”, lê-se ainda na mesma nota.
O itinerário levou os participantes até Weimar – Património Mundial da UNESCO, onde viveram ou passaram grandes nomes da cultura alemã como Lucas Carnach, Bach, Goethe, Schiller, entre outros grandes nomes da cultura! Para além da visita à Foi ainda possível visitar a belíssima biblioteca da Duquesa Anna Amalia. Nesta cidade, foi proclamada a República de Weimar, após o final da Primeira Guerra Mundial.
Para além do plano inicial, um bónus: Mainz e o seu Museu Johann Güttemberg, uma viagem aos primórdios da imprensa.