As freguesias de Valongo e Ermesinde vão acolher sessões de apresentação pública do processo participativo da 2.ª Revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Valongo.
A sessão de Valongo decorre a 10 de Dezembro e a de Ermesinde a 15 de Dezembro. Acontecem a partir das 21h00, online, e é necessária inscrição.
“O Plano Director Municipal de Valongo é o principal instrumento da gestão e do ordenamento do território, que estabelece a estratégia de ordenamento e as regras para utilização, ocupação e transformação do uso do solo em todo o território municipal. Embora tenha implicação no dia a dia de cada um e de todos nós, pelo facto de ser um documento complexo e transversal a várias matérias, é muitas vezes incompreensível para a generalidade da população, que não se relaciona com matérias como o urbanismo, o ordenamento do território, as opções de localização e de gestão de equipamentos de utilização coletiva, as relações com os municípios vizinhos, o ambiente, a sustentabilidade, a economia, etc”, descreve a autarquia de Valongo.
Por isso, para estimular “uma cultura de cidadania ainda mais exigente” foi lançado um processo participativo para a 2.ª revisão deste plano, contando com o apoio da Universidade de Aveiro.