Foi em novembro de 1993 que foi cortada a fita às Piscinas Municipais de Penafiel. Uma data que a autarquia local quis lembrar, através de um debate onde se abordou a gestão deste espaço social e desportivo e que contou com a presença do vice-presidente da edilidade, Pedro Cepeda, especialistas relacionados com as atividades aquáticas, bem como o representante da Federação Portuguesa de Natação que entregou a placa de certificação da Escola Municipal de Natação de Penafiel.
Neste encontro foram ainda alvo de reconhecimento instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento desta estrutura.
Refira-se que, as piscinas de Penafiel acolhem “milhares de praticantes diferenciados” e que envolvem desportos sénior, adaptado, escolar e de competição, para além das atividades lúdicas e de lazer com caráter individual.
Em comunicado a autarquia recordou ainda que, ao longo dos 30 anos, o município “efetuou importantes requalificações para responder aos requisitos exigidos nomeadamente ao nível da segurança, da qualidade e conforto dos seus utilizadores”.
Em 2013, no âmbito da requalificação urbana das lajes, as instalações foram alvo de melhoramentos ao nível das acessibilidades, da estrutura da fachada principal, da receção e atendimento e dos balneários de apoio ao público.
Já em setembro de 2016, “foram inauguradas as novas piscinas ao ar livre, construídas no mesmo espaço exterior, com um tanque infantil e um tanque maior, dando relevância às acessibilidades e à ampliação do espaço verde circundante e de lazer”, lê-se ainda na mesma nota.
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, foram inauguradas as obras de requalificação referentes à “promoção da eficiência energética”, com maior incidência na cobertura exterior da nave, substituída por uma estrutura mais eficiente termicamente.
Estes trabalhos incidiram “na substituição das caixilharias e na instalação de um sistema solar térmico, constituído por 116 painéis. As piscinas contam ainda como uma caldeira a biomassa, entre outras medidas de melhoria da eficiência energética e do conforto para os utentes destes equipamentos”.
As psicinas municipais, apelidadas pela autarquia como “uma referência na região”, estão abertas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 22h30, e sábado das 08h30 às 13h30, e das 14h30 às 19h30. Ao domingo e feriados das 09h00 às 13h00.