O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Silva, visitou a Calvelex, empresa sediada em Lousada especializada na produção de vestuário e uma referência na indústria têxtil.
Segundo a Câmara Municipal de Lousada, a visita à unidade industrial contou com as presenças do presidente da Câmara Pedro Machado e dos empresários César Araújo e Marco Araújo, proprietários da Calvelex.
Pedro Machado realçou que Lousada é um concelho com tradição no sector da indústria de confecção cuja dinâmica é reconhecida pelos actores e principais agentes ligados a este segmento. O autarca destacou, também, o trabalho que Calvelex tem vindo a desenvolver, referindo-se, ainda, à existência de outras unidades do município cuja vitalidade é, igualmente, reconhecida.
Refira-se que a Câmara de Lousada em parceria com o Modatex instalou recentemente um centro de formação que está apto a formar profissionais nestas áreas.
O empresário César Araújo, após apresentar a empresa e de uma visita pelos vários sectores, relevou o trabalho e os contributos que a sua empresa tem dado contribuindo para fortalecer o tecido empresarial local.
“A Calvelex antecipa a moda, no que se refere a vestuário, a calçado e às cores”, salientou.
O empresário recordou, também, que uma das preocupações da empresa passa por dar as melhores condições aos seus funcionários e garantir o seu bem-estar.
A Calvelex tem mais de 30 anos e conta com mais de 700 funcionários qualificados. A maioria da produção destina-se à exportação para a Europa e Estados Unidos da América.
A empresa tem a maior biblioteca de tecidos do mundo, com mais de 20 mil referências.
O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Silva, mostrou-se sensibilizado com o trabalho desenvolvido pela empresa e pelos contributos que esta tem dado para potenciar a industria da confecção.
“Nota-se uma maior dinâmica da produção e, por isso, temos de olhar com muito interesse para este desenvolvimento”, afirmou, referindo estar interessado em constituir uma parceria, convidando os administradores da Calvelex a visitar o país e a mostrarem o que está a ser feito na empresa.
O governante expressou, também, a vontade de estabelecer uma parceria mútua, lembrando que o seu país está a trabalhar numa estratégia nacional para empresas.
A delegação que visitou esta empresa contou, também, com o director-geral da APICCAPS, João Maia, o presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Paulo Portela, o vice-presidente da ANIVEC, João Paulo Pinto Machado e o director-geral do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Paulo Dinis.