Verdadeiro Olhar

Primeiro álbum de jovem artista de Recarei apresentado este sábado

{"total_effects_actions":0,"total_draw_time":0,"layers_used":0,"effects_tried":0,"total_draw_actions":0,"total_editor_actions":{"border":0,"frame":0,"mask":0,"lensflare":0,"clipart":0,"text":0,"square_fit":0,"shape_mask":0,"callout":0},"effects_applied":0,"uid":"69474DC3-0D6E-4533-B157-276C2D26834D_1528554307321","entry_point":"create_flow_fte","photos_added":0,"total_effects_time":0,"tools_used":{"tilt_shift":0,"resize":0,"adjust":0,"curves":0,"motion":0,"perspective":0,"clone":0,"crop":0,"enhance":0,"selection":0,"free_crop":0,"flip_rotate":0,"shape_crop":0,"stretch":0},"width":3546,"origin":"gallery","height":2364,"subsource":"done_button","total_editor_time":134,"brushes_used":0}

Tiago Sousa, 18 anos, natural de Recarei, Paredes, vai apresentar, este sábado, o seu primeiro álbum intitulado “Tiago” no bar Kilimanjaro, situado na Sobreira, num espectáculo em que para além de cantar, o jovem vai dançar e representar.

Ao Verdadeiro Olhar, Tiago Sousa destacou que este seu trabalho tem sete temas, cinco originais e dois covers, sendo que a apresentação deste seu primeiro trabalho no mundo a música vai contar com a colaboração de Marcus Levy, produtor de artistas como Daniela Mercury e outras duplas brasileiras e estrelas portuguesas.

Falando do nome atribuído, “Tiago”, o autor afirmou que a opção pelo seu nome condensa as várias experiências e a forma como vive o mundo da música, sendo uma pessoa que assimila vários estilos musicais e não tem um estilo propriamente definido.

“Se tivesse que caracterizar este álbum, defini-lo-ia como uma experiência”

“Se tivesse que caracterizar este álbum, defini-lo-ia como uma experiência. Condensa um conjunto de experiências e a forma como sinto e vivo a música”, disse, salientando que a música, a dança e a representação sempre fizeram presentes no seu dia-a-dia.

Ao Verdadeiro Olhar,  Tiago Sousa realçou que a paixão pelo meio música veio-lhe da família, tendo, inclusive, uma prima, Salomé Rodrigues, que também, tem um dedo neste seu primeiro trabalho, sendo responsável composição de três temas.

“Vou para Londres para assimilar e acumular novos conhecimentos em teatro musical, uma das áreas que a par da música me apaixonam verdadeiramente”

Questionado, sobre o “feedback” que espera ter em relação a este seu primeiro trabalho, Tiago Sousa mostrou-se optimista quando à reacção do público.

“Já tive oportunidade de apresentar este trabalho previamente e a reacção das pessoas foi positiva, pelo que espero que a minha legião de fãs e o público em geral apareça, sábado, e se divirta”, expressou, sustentando que para já não tem nenhum concerto agendado, até porque dentro de uma semana vai partir para Londres para fazer um curso, nos próximos dois anos, numa das melhores faculdades de teatro musical de Inglaterra, a The Mta, na área do teatro musical, mas a sua expectativa é conciliar a representação e a música.

“Para já não tenho nenhum espectáculo agendado, mas acredito que isso venha a suceder. Vou para Londres para assimilar e acumular novos conhecimentos em teatro musical, uma das áreas que a par da música me apaixonam verdadeiramente”, acrescentou.

Tiago Sousa, cantor, bailarino e actor, participou em diversas produções nacionais. Desempenhou ainda outros papéis como “Camareiro”, no musical “Nos Caminhos do Bosque” (“Into The Woods”), “Tyrone Jackson”, no musical “Serei O Melhor” (Fame!), e de Sky/Pepper, no musical “Aquele Verão” (Mamma Mia!).

Publicidade

Recentemente, Tiago Sousa envolveu-se no maior projecto profissional da sua carreira, um espectáculo produzido no Teatro Sá da Bandeira e baseado na série mundialmente conhecida “Glee!”. Interpretou o papel de Bobby, o protagonista da história, sendo uma das caras do espectáculo.

Participou em produções como “Terra do Nunca”, da Academia Utopia das Artes, interpretando o papel principal de “Narrador”, e ainda “Era Uma Vez, Disney”, onde interpretou também o papel de “Narrador”! Também fez uma participação numa curta metragem no âmbito da Universidade Católica do Porto, assim como diversas apresentações no programa “A Praça” da RTP1.

Sobre o seu futuro profissional, Tiago Sousa admitiu que vai tentar conciliar a música e o teatro musical, áreas que considerou serem complementares, acabar o curso de dois anos, e fazer carreira em Londres ou Nova Iorque.

“O meu principal objectivo passa por trabalhar no estrangeiro, ganhar visibilidade a nível internacional e entrar em Hollywood, participando, por exemplo, em musicais como o Mamma Mia 2, como sucedeu com alguns amigos”, avançou, sustentando que a área dos musicais é uma vertente que está a ganhar novamente visibilidade e expressão.

O jovem cantor, bailarino e actor começou com os estudos na música em 2008 na Academia Utopia das Artes. Em 2014, inicializou os seus estudos participando do curso de Teatro Musical, ministrado por João Guimarães, o qual terminou em 2017. Mais recentemente, completou o curso da West End Everywhere, ministrado por Martin Callaghan e Will Callaghan. Também frequentou as aulas VIP do ator Martin Callaghan e completou workshops de teatro musical com Jenna Boyd (atriz do West End e Broadway) e ainda em Londres, na Arts Educational (considerada a melhor faculdade de teatro musical em Inglaterra e mundialmente)!

O seu álbum irá estar disponível em todas as plataformas digitais muito brevemente.