Está concluída a primeira fase da requalificação do empreendimento municipal do Barreiro, em Alfena.
Segundo a Câmara de Valongo, as obras, co-financiadas pelos fundos comunitários do Programa Norte 2020, custaram 326.213,93 euros e incluíram colocação de uma nova cobertura, revestimento das paredes exteriores, substituição das caixilharias, colocação de iluminação LED, intervenções nas chaminés e nas caixas de escadas dos prédios.
Trata-se da primeira intervenção a ficar concluída no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Valongo.
“Esta empreitada permitiu dotar as casas com melhores condições de habitabilidade, designadamente através do isolamento das fachadas dos edifícios para melhoria do seu comportamento térmico, resolvendo também o problema das infiltrações exteriores.
Em breve será lançada uma nova empreitada para requalificar os espaços públicos envolventes da Urbanização do Barreiro, designadamente o campo de jogos”, explica a autarquia.
Entretanto, está já em curso a requalificação dos espaços públicos exteriores do empreendimento de Sampaio, em Ermesinde. No âmbito do PEDU, estão também previstas intervenções de modernização e requalificação dos empreendimentos de S. Bartolomeu, de Balselhas, do Galinheiro, da Outrela e do Valado.
“Apesar dos atrasos na atribuição dos fundos comunitários, finalmente começamos a ver os resultados do investimento prioritário na melhoria da qualidade de vida das comunidades desfavorecidas”, referiu José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo.