O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou, esta segunda-feira, no Hospital Padre Américo, o Dia Mundial do Cancro Digestivo com uma sessão de esclarecimento aberta a toda comunidade.
Segundo o CHTS, no encontro, ficou patente a importância da prevenção e diagnóstico precoce para combate ao cancro gástrico. Jorge Silva, director do Serviço de Gastroenterologia salientou a “grande incidência deste tipo de neoplasia na região Norte, sendo o diagnóstico tardio a principal causa de alta mortalidade”.
“A cirurgia é ainda a principal opção de tratamento do cancro gástrico”, afirmou Carla Freitas, médica especialista do Serviço de Cirurgia, sublinhando, também, a importância da adopção de um estilo de vida saudável para o sucesso da intervenção. “Assim que o doente nos é referenciado pelos cuidados de saúde primários, em cinco dias é marcada a primeira consulta. A cirurgia é mini-invasiva, por via laparoscópica, que traz menos dor ao doente e que permite também uma recuperação mais rápida”, acrescentou a cirurgiã.
Os principais factores de risco nesta doença cuja taxa de prevalência nos homens é o dobro da taxa nas mulheres são ter mais de 50 anos, uma dieta pobre em vegetais e fruta, tabagismo, antecedentes familiares e alterações inflamatórias da parede do estômago, descreve o CHTS. “A prevenção primária passa por adoptar hábitos de vida saudável que incluem uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico. A prevenção secundária passa pela realização da endoscopia”, acrescenta a mesma fonte.
Na sessão, esteve uma doente que deu um testemunho. Maria da Graça Soares, das Termas de São Vicente, Penafiel, não escondeu que ao ouvir o diagnóstico pensou que ia morrer. “Já tinha ouvido outras histórias e eu sou igual aos outros”, disse. Quanto à qualidade de vida, após a cirurgia, diz que a recuperou. “Só não posso continuar a trabalhar no campo, antes trabalhava e também tinha gado. Mas como tive sempre o sonho de fazer pão-de-ló, fui fazer um curso e dediquei-me. Já ganhei alguns prémios na Agrival”, confessou com merecido orgulho.