A Feira Agrícola do Vale do Sousa, a Agrival, arranca no dia 23 de agosto e termina a 1 de setembro, sendo um certame de visita obrigatória que oferece múltiplas oportunidades de negócio e de diversão.
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel volta a receber mais de 350 expositores que promovem o que de melhor a região tem para oferecer.
A Agrival teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o actual. Ao longo dos anos, foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte e centro e de referência em todo o país. Com milhares de visitantes, o evento é hoje “auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta num programa cultural diversificado”, revela o município.
Assim, num espaço superior de 30 mil metros quadrados vão ficar aquartelados expositores ligados à agricultura e ao gado, e a outras inúmeras áreas de negócio, como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros.
Além disto, a forte programação cultural e musical da Agrival é sempre uma das grandes atraçõesm que leva ao recinto milhares e milhares de pessoas diariamente.
Este ano, esperam-se os artistas Piruka, Bárbara Tinoco, D. A. M. A, Wet Bed Gang, Zé Amaro, Bárbara Bandeira, Miguel Araújo, Matias Damásio e Nininho Vaz Maia. Também sobem ao palco da Agrival artistas penafidelenses de sucesso, como Gardn, Couto 4580, Marotos da Concertina, José Moreira e Helena Fernandes. No último dia vai saber-se que é a a Miss Agrival 2024.
Por outro lado, o palco “tradições” vai receber os concursos tradicionais gastronómicos e os espectáculos e performances das “gentes da nossa terra”. Como não poderia deixar de ser, as famosas noites da Agrival vão ser aquecidas por diversos DJ’s, são eles o Miguel Tika, Cancela, MarcosZ, Lowie, Diogo M, John Diaz, Pedro Damas, Berto Boss, Viktor More e Los Bandidos.
Durante os 10 dias, e, para além da vertente expositiva e de animação, há ainda espaço para a 21ª Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas, não esquecendo a restante oferta de alimentação existente no recinto.
À semelhança das últimas edições, a organização da Agrival disponibiliza a entrada gratuita das famílias numerosas, com três ou mais filhos, mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s do concelho.
Destaque ainda para a presença da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que representa os 11 municípios da região: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.
Cada dia da Agrival é dedicado a um destes municípios, com atenção especial ao Dia de S. Bartolomeu, a 24 de agosto, que pertence ao município de Penafiel, com a Feira das Cebolas a ocupar toda a zona envolvente do Sameiro.
O autarca local, Antonino de Sousa, considera que, e a Agrival “é o foco de Penafiel e de toda a região do Vale do Sousa, assumindo-se já como um marco de final verão. As oportunidades são imensas e a componente de animação, lazer e gastronómica atraem também milhares de visitantes. São dias felizes, de confraternização, de encontros e reencontros”.
Já o presidente da Penafiel Ativa, EM, responsável pela organização da Agrival, Adolfo Amílcar, este é um certame que cada vez se apresenta “com mais qualidade e mais diversificado, com um vasto programa, atrativo para todas as faixas etárias”, sendo ainda um espaço onde “as pessoas realmente conseguem concretizar bons negócios e usufruir de bons momentos em família ou com amigos. São 10 dias para criar histórias e reviver tradições”.