A Acção Social tem sido uma das prioridades do presidente da Junta de de Alfena. Ciente das carências das várias faixas da comunidade, Arnaldo Soares tem promovido projectos que visam apoiar os mais desfavorecidos, seja economicamente seja socialmente. Para além do apoio alimentar anual e da entrega de 125 cabazes pelo Natal, a Junta de de Alfena é parceira da Câmara de Valongo na dinamização da Plataforma Solidária. Mas Acção Social não se cinge a este apoio. Foram desenvolvidos programas destinados às várias faixas etárias, designadamente à mais idosa, com o projecto Alfena Sénior, que disponibiliza um conjunto de actividades vasta, e o Cartão Alfenense Sénior, que dá a possibilidade de adquirir serviços em 19 empresas na área da saúde e bem-estar a preços especiais.
A Junta de Freguesia lançou também recentemente um projecto de intervenção social para a infância designado “Se me deres a tua mão… dou-te o meu coração”, que intervém junto de crianças que integram famílias em contextos sociais desfavorecidos. Para além de tudo isto, Arnaldo Soares tem sido o autarca mais reivindicativo junto da câmara de Valongo, exigindo mais investimento público, já que em termos privados, Alfena é a freguesia onde está a ser realizado o maior investimento da região Norte, com a implementação da plataforma da Jerónimo Martins.
Micael Cardoso, presidente de Junta de Penafiel
Compromisso cumprido. Micael Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Penafiel lançou a proposta de um Orçamento Participativo, algo pioneiro na região, e o repto foi aceite pelos munícipes que apresentaram sete propostas na área Cultural e seis na área Social, as duas passíveis de fazer parte do mais importante mecanismo de democracia participativa. A cada uma das áreas foram atribuídos oito mil euros a distribuir pelos dois melhores projectos. Conhecidas as propostas vencedoras, duas na área da Cultura e duas na área Social, os projectos foram colocados em marcha e foram executados. Micael Cardoso já fez saber que este projecto é para repetir nos próximos dois anos, altura em que termina o primeiro mandato, e é para aumentar a verba destinada ao Orçamento Participativo.
Alexandre Costa, presidente de Junta de Paços de Ferreira
A aposta de Alexandre Costa, presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, na animação cultural tem contribuído para uma maior dinamização da economia local. Exemplo disso, foi a realização da Festa do Chocolate na cidade de Paços de Ferreira em simultâneo com uma programação especial de Natal que funcionou numa parceria estreita com o comércio local e com a Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Pelas ruas principais circulou um comboio turístico com sete paragens estratégicas, onde funcionam as lojas e empresas que financiaram o aluguer do veículo. Ganhou a população, os empresários e a freguesia.
Conheça os premiados das outras categorias: