Está a ser realizado um estudo prévio para a construção de um passadiço entre a Senhora do Salto e a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa. A novidade foi avançada por Alexandre Almeida, presidente da Câmara de Paredes, durante a Assembleia Geral da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto realizada, ontem, em Paredes.
Afirmando que o maior aglomerado populacional das Serras do Porto está em Aguiar de Sousa, o autarca falou de alguns projectos em curso ou em estudo. “A nível do turismo temos, por exemplo, as Casas Pátio em Aguiar de Sousa que têm que ser requalificadas, estão assinaladas”, disse. “Temos o próprio ‘canhão’ da Senhora do Salto que pode ser dinamizado em termos turísticos, poderá nascer lá, por exemplo, um passadiço a ligar a Senhora do Salto à Torre do Castelo de Aguiar de Sousa. Já estamos a fazer estudos prévios nesse sentido”, adiantou Alexandre Almeida.
O autarca lembrou ainda o parque de campismo, há muito ambicionado, projectado também para aquela zona. “Temos algumas escolas primárias desactivadas, em Aguiar de Sousa e mesmo na Sobreira, que o nosso objectivo é colocá-las em funcionamento como alojamento local para apoiar o turismo nestas freguesias do sul do concelho”, afirmou ainda.
Estes projectos têm que avançar em sintonia com Valongo e Gondomar e com as matrizes previstas no Plano de Gestão do Parque, aprovado ontem, para que as “iniciativas não choquem umas com as outras”, sustentou o edil.