Verdadeiro Olhar

Prémio de Artes Plásticas “Henrique Silva” atribuído este sábado em Paredes

O Município de Paredes promove mais uma edição do prémio de Artes Plásticas Henrique Silva, com a inauguração de uma exposição, ao mesmo tempo que vai anunciar os três vencedores do concurso, este sábado, dia 14 de dezembro, pelas 16h00, na Casa da Cultura local.

Foram recebidas candidaturas de 70 artistas, tendo o júri selecionado 24 obras para a mostra artística que a Casa da Cultura acolhe até dia 11 de janeiro, com a curadoria de Isabel Patim. Este prémio e´uma homenagem ao artista plástico Henrique Silva, o “paredense emigrado”, que não pode ser esquecido, porque “ocupa um lugar único no mundo das artes”.

Criada em 2019, esta distinção pretende “estimular e contribuir para o aparecimento de novas obras no domínio das artes plásticas” ao mesmo tempo que “homenageia o artista nascido em 1933, na cidade de Paredes”. 

Recorde-se que o primeiro, segundo e terceiro lugar a concurso receberão um prémio monetário no valor de 1000 eurois, 500 e 250. O júri, composto por António Ponte, Helena Mendes Pereira e José Emídio, pode, ainda, atribuir dois diplomas de menção honrosa.

Concorrem a este prémio os artistas, Acácio Viegas, Afonso António, Albertina Santos, Alexandre Ribeiro, Alexandre Rola, Amadeo Canônico, Ana Raquel Silva, Analice Campos, Carlos Costa, Cláudio Penas Ferreira, Elisa Leal, Isabel Ribas, Jiôn / Kiim, Joaquim Rocha, K6, Magriço, Margaz, Mariana Moreira, Maria Helena, Paulo Hernâni, Sara Oliveira, Teresa Guedes, Vieira Saraiva Wolftger Duarte.