Um grupo de cidadãos do Norte de Portugal uniu-se com o objetivo de angariar bens que serão canalizados para apoiar as vítimas da recente tragédia em Valência, Espanha. Na região do Tâmega e Sousa há vários pontos de recolha situados em Paços de Ferreira, Lousada, Paredes e Ermesinde, em Valongo, e que podem ser consultados na página de Facebook do movimento.
Em menos de 48 horas, o movimento que se autodenomina “Juntos por Valência”, mobilizou a criação de mais de 25 pontos de recolha de donativos, abrangendo cidades que vão desde Vila Real, passando por Guimarães, Póvoa de Varzim ou Mafra, entre outros locais.
O grupo avança com produtos de maior necessidade, que foram transmitidos pelas populações afetadas e que vão desde comida até roupas de criança e bebé, ferramentas, medicamentos, agasalhos ou roupas de cama.
Para além destes bens, as populações atingidas pelo temporal precisam também de baldes, esfregonas, pás de obras, luvas de limpeza, vassouras, galochas, entre outros.
Na região vizinha de Castela-Mancha, as autoridades regionais confirmaram três mortos e há mais uma vítima mortal em Málaga, Andaluzia, no sul, segundo o governo autonómico desta região.
Refira-se que, o temporal e as inundações de há quase uma semana atingiram sobretudo a região de Valência, onde estão confirmados 211 mortos, de acordo com as autoridades espanholas.
O leste de Espanha, em especial a região de Valência, foi atingido por um temporal que causou, provavelmente, as maiores inundações da Europa neste século, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, no sábado, reconhecendo haver uma “situação trágica” e uma resposta insuficiente das autoridades até então.
Além das vítimas mortais, o temporal causou danos em habitações, empresas e infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.